quinta-feira, 2, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Quatro alunos sergipanos são pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2023

5 de outubro de 2023
in Educação
0
Quatro alunos sergipanos são pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2023
Share on FacebookShare on Twitter

Os alunos da rede estadual de ensino contam como está sendo essa experiência

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) divulga o resultado do processo de pré-seleção estadual da 18ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Dos 16 discursos escritos por jovens estudantes do ensino médio na rede estadual e federal de Sergipe, entregues durante a Jornada de Aprendizagem Cidadã, quatro foram pré-selecionados pela coordenação estadual do Parlamento Jovem e, agora, seguem para a seleção nacional.

O estudante Akires Gomes, aluno do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, contou que está muito feliz com a pré-seleção. “A experiência é incrível, toda etapa nos instiga a ascender socialmente, academicamente. Eu me sinto renovado desde o primeiro momento até a finalização do discurso e a aprovação, que é um dos principais focos. Ter a oportunidade de atender ao meu estado e fazer com que a minha voz e a dos outros estudantes sejam ouvidas é maravilhoso. A educação é a principal forma de transformar e mover as pessoas”, comenta.

O aluno Eduardo Zeferino, do Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo, também comemora a pré-seleção. “Esse momento está sendo surreal, estou muito orgulhoso de mim mesmo por ter abordado com pertinência uma pauta tão importante em meu discurso que é a equidade na educação brasileira. Acredito fortemente na força da educação pública e que podemos construir um sistema educacional que realmente seja igualitário para todos. Quero levar para Brasília essa demanda que não é só minha, mas também de todos os estudantes que eu ouvi. Quero erguer a nossa voz e lutar pelos direitos dos jovens na Câmara dos Deputados”, acrescenta.

No Centro de Excelência Emeliano Ribeiro, localizado em São Domingos, dois alunos foram pré-selecionados: Marlon dos Santos e Weslaine Oliveira. “A sensação de ser selecionado para a etapa estadual é indescritível. É uma mistura de emoções que inclui empolgação, orgulho e uma dose de nervosismo. Isso confirma que todo o esforço e dedicação valeram a pena, e a oportunidade de representar a minha região no próximo nível da competição é realmente gratificante”, afirma Marlon.

Weslaine, por sua vez, fala sobre a evolução para a próxima fase. “Estou amando participar, continuo aprendendo coisas novas, são momentos muito especiais para mim. A experiência de conhecer outros alunos é muito boa, construí muitas amizades e fico muito feliz por fazer parte da nova etapa”, destaca.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Parlamento Jovem Brasileiro, Célia Gil, com o tema ‘A educação que queremos’, os discursos foram avaliados e pontuados pela coordenação estadual, segundo os critérios estabelecidos no Regulamento do Programa. “O texto é baseado na realidade local do jovem, que também analisa as políticas públicas municipais, estaduais e nacionais. Já a banca avaliadora é formada por técnicos pedagógicos da Seduc, seguindo os critérios do Centro de Treinamento da Câmara dos Deputados”, explica.

A coordenadora estadual do PJB traz mais detalhes sobre a participação dos alunos. “Em cada escola, os alunos escolheram um professor orientador, que acompanhou essa jornada. Os 16 discursos passaram pela seleção, e os quatro discursos com as maiores notas do estado avançaram para a etapa estadual. A partir daí, os quatro alunos selecionados gravarão um vídeo com o próprio discurso, que será publicado no site da Câmara dos Deputados para que haja uma votação aberta ao público. Após a votação, a coordenação nacional realizará mais uma avaliação, em que será escolhido o aluno representante do estado de Sergipe, que iniciará uma jornada parlamentar. O aluno será empossado como deputado jovem por quatro dias, em Brasília, e vai conhecer a Câmara, o Congresso Nacional e a rotina dos deputados”, finaliza.

Fonte: ASN

Notícias Relacionadas

Brasil supera 99 mil escolas públicas com internet e planeja universalizar conectividade até o fim d...

Pé-de-Meia reduz abandono escolar no ensino médio em 43% em dois anos

Avanços na UFS: Ensino, Inclusão e Inovação Transformam a Comunidade Acadêmica

Seed divulga novo calendário escolar para o ano letivo das escolas da Rede Pública Estadual

MEC divulga lista de espera do Prouni para bolsas do ensino superior

De cada dez estudantes sergipanos, três experimentaram bebida alcóolica com 13 anos ou menos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato