Percentual de alunos que se encontram em dois ou mais anos de atraso escolar caiu com ampliação de vagas do Programa Sergipe na Idade Certa
Com mais turmas abertas e alunos enturmados no Programa de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa (Prosic), além da ampliação do regime de colaboração com os municípios, o Estado de Sergipe tem diminuído a distorção idade-série. Uma das primeiras medidas do Governo de Sergipe ao iniciar 2023, foi ampliar a quantidade de vagas do Programa Sergipe na Idade Certa.
Em 2022, eram 168 escolas participantes do Prosic, 388 turmas e 9.757 alunos. Em 2023, os números aumentaram para 174 escolas da rede, beneficiando 505 turmas e 13.693 alunos na rede estadual. Isso significa que mais jovens com idade avançada cursando uma série que já deveriam ter estudado têm a oportunidade de corrigir as distorções e superar as práticas de exclusão social na escola por meio de um acompanhamento permanente do fluxo escolar.
A fim de que a distorção idade-série esteja fora do contexto da educação básica de Sergipe, o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, diz que o Prosic é uma atividade de inclusão pedagógica e social. “Vamos ampliar todas as atividades, programas, ações e parcerias em que os alunos possam estar na série correspondente à idade, sem distorção, sem a cultura da reprovação, motivando o estudante em sala de aula e promovendo uma educação mais equânime”, destaca Zezinho Sobral.
Ampliação na rede municipal
A distorção tende a baixar ainda mais com a adesão de novos municípios sergipanos à proposta do Governo de Sergipe, já que a quantidade de jovens em idade avançada cursando uma série que já deveria ter sido cursada é maior entre os alunos do ensino fundamental inicial.
“Temos dados que comprovam o quanto o aluno em distorção idade-série custa para os cofres públicos. Vamos intensificar essas parcerias com os municípios; até porque nas redes municipais é onde começa a vida estudantil”, afirmou o coordenador do Prosic, Everton Pereira Santos.
O secretário Zezinho Sobral, ainda, destaca que é compromisso da gestão pública melhorar os índices da educação sergipana. “A escola pública é uma só sem distinção de estado ou município, e quando os dados de Sergipe melhoram, ganham o estudante, o professor, o Estado de Sergipe e os municípios. Somos conscientes de que estamos numa linha de avanços da educação pública e vamos seguir empenhados, em regime de colaboração com todos os entes para que a educação alcance grandes resultados”, avalia.
Melhoria no 6º ano do ensino fundamental
Dados do Censo Escolar apontam que Sergipe diminuiu o índice de distorção idade-série entre alunos do 6º ano do ensino fundamental. O Estado diminuiu em 13,2 pontos percentuais, tornando-se o sexto do Brasil em evolução.
De acordo com o coordenador do programa, professor Everton Pereira, esse estudo é feito com base no 6º ano do ensino fundamental por ser uma fase crucial na aprendizagem dos estudantes. “São os anos de maiores reprovações em toda a Federação, quando o aluno passa dos anos iniciais do ensino fundamental para os anos finais. Sergipe tem observado essas fases para que possamos diminuir a distorção idade-série”, explica.
Calcula-se a distorção com base nos dados do indicador do EducaCenso – plataforma institucional do Inep, que compreende por distorção idade-série a situação em que o estudante se encontra com dois anos ou mais de atraso escolar.
Na Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, em Aracaju, primeira unidade a implementar as turmas do Prosic, os alunos que participam do programa têm ressignificado o aprendizado, com uma proposta específica para a correção da distorção. “A escola procura fazer atividades diferenciadas na valorização dos alunos, com psicólogos, convidados e junto a parceiros, como o Sebrae. O atendimento é quase que individualizado e o aluno sente-se valorizado com esse planejamento pedagógico”, explicou a diretora Lucimar Mangieri.
Na escola, são quatro turmas de Prosic, duas na fase três e duas na fase quatro do programa. Todas essas turmas com uma média de 25 alunos, com previsão de que em 2024, por conta do sucesso na aprendizagem, as turmas do Prosic diminuam. “Todos os alunos tiveram avanços, alguns promovidos e outros acelerados. Cerca de 90% nossos alunos foram acelerados e tem surtido muito efeito, porque, em 2019, observamos que mais de 50% eram com distorção idade-série e, agora, temos de 6% a 7%. Já estamos reduzindo as turmas de distorção de fluxo. Começamos com sete e, hoje, temos quatro turmas”, destacou a diretora.