O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), até o dia 26 de novembro, continua com a aplicação dos instrumentais do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) 2024. Ao todo, são 4.211 turmas de aplicação e, desse total, já foram aplicadas provas para 1.377 turmas, ou seja, 32% confirmadas.
Até o final do período, são esperados 84.312 alunos distribuídos em 951 escolas das redes públicas estadual e municipais. Dentre essas, 308 unidades escolares são estaduais e 643 são municipais. O público-alvo dessa ação são estudantes dos 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e, também, alunos dos terceiros anos do Ensino Médio. Os professores, coordenadores e gestores escolares também respondem aos questionários contextuais.
O Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiroz realizou a avaliação na última quarta-feira,13, e contou com a adesão de 95,6% dos estudantes. Além da prova, os alunos desfrutaram do acolhimento especial com sorteios de livros cedidos pela coordenadora administrativa e gestora de RH, Rosana Célia, e pela jornalista Tainah Ramalho Quintela, assim como de um momento com coffee break.
“Ressaltamos no acolhimento a importância de elevar os índices de proficiência com foco nas intervenções socioemocionais para mudanças definidas de mentalidade e autoridades, propiciando, assim, o desenvolvimento da autonomia na aquisição de conhecimentos em pronto dos projetos de vida dos estudantes”, diz o diretor da instituição, César Estrelado.
A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Joniely Cruz, observa que desde o início da aplicação da avaliação, há um movimento intenso, institucionalizado e acolhedor. “As escolas estaduais e municipais estão empenhadas e engajadas, entendendo a importância do processo. Os estudantes conhecem a importância da participação na representação da instituição da qual eles fazem parte. É um movimento de engajamento, de corresponsabilidade, de parceria para termos resultados fidedignos, qualificados para atuarmos nas políticas públicas educacionais do nosso estado”, disse.
O chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional, Alexandre Guimarães, diz que participar da realização do Saese é a garantia de trabalhar com evidências produzidas pelos instrumentos avaliativos aplicados. “As evidências asseguram intervenções pedagógicas, possibilitam gerar indicadores educacionais, além de garantir o monitoramento das políticas públicas. Os dados gerados garantem um trabalho seguro, pois são um retrato da realidade da educação pública ofertada aos nossos estudantes”, afirma Alexandre.
Melhorias na educação sergipana
Com sua primeira realização no ano de 2021, o Saese tem como intuito avaliar todas as etapas de aprendizado da educação básica, como a alfabetização, os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio. As provas contam com questões de Língua Portuguesa e Matemática, a fim de averiguar os conhecimentos obtidos em cada fase do processo educacional.
Os dados gerados a partir da avaliação são posteriormente repassados para equipes técnicas das redes públicas de ensino e disponibilizados para o público em geral. A partir dos resultados verificados, é possível propor intervenções no viés pedagógico, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem ofertada aos alunos sergipanos.
Para a realização do Saese 2024, aconteceu toda uma mobilização do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae), da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), da Seduc. A Fundação Cesgranrio inicialmente realizou uma capacitação direcionada à coordenação geral, subcoordenação e coordenadores de polo. Depois, os coordenadores transmitiram o conteúdo da formação para os profissionais de apoio logístico e aplicadores. Os treinamentos abordaram questões relacionadas à logística, finanças e tecnologia.
Foto: Arquivo Seduc