Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, são essenciais medidas de preservação da natureza e ações públicas de cuidado com as águas e ecossistemas. É com este objetivo que a vereadora Professora Ângela Melo (PT) tem apresentado, desde o mês de fevereiro, algumas proposituras na Câmara Municipal de Aracaju.
A Indicação 174/2021, por exemplo, propõe a revitalização da Lavanderia Pública localizada no conjunto Manoel Preto, no bairro Santo Antônio. “Além do uso comunitário, contribuindo para as famílias daquela região, a Lavanderia Pública é uma importante experiência de uso compartilhado e consciente da água, mas que, pelo estado de abandono, tem o seu papel socioambiental prejudicado”, ressalta a parlamentar.
Também expressando preocupação com os recursos naturais, Professora Ângela Melo apresentou uma Indicação (602/2021) propondo a reforma da orla do bairro Inácio Barbosa, que fica às margens do rio Poxim.
Na mesma perspectiva de cuidado com a cidade, a vereadora sugeriu, através de duas Indicações (550/2021 e 551/2021), a construção de calçadões em duas lagoas da Zona de Expansão, a que fica no conjunto Brisa Mar e a localizada na rua G, em frente à ARKA.
Também visando a proteção ambiental e o cuidado com as pessoas, Ângela protocolou uma série de indicações para construção e restauração de pontilhões e guarda corpos em canais de diferentes lugares de Aracaju.
Diálogo com a sociedade e órgãos públicos
Além das proposituras apresentadas, desde o início do mandato a parlamentar tem colaborado com as reivindicações de comunidades de Aracaju que têm a questão ambiental como uma preocupação.
Exemplos neste sentido são o apoio de Ângela às famílias extrativistas da mangaba no Santa Maria e aos moradores e moradoras do bairro Jabotiana, que reivindicam políticas públicas relacionadas ao ecossistema natural que abrange o território do bairro.
Algumas demandas da população da Jabotiana que têm o apoio de Ângela são: a revitalização e desassoreamento do rio Poxim; a revisão da estrutura dos canais, como o do Largo da Aparecida e da avenida Coronel Sizinio da Rocha; e uma unidade de conservação do Poxim que envolva todo o trecho estuarino, dentre outras.
Outra frente de trabalho da vereadora é o diálogo com órgãos públicos, no sentido de mediar pleitos da população. Vale citar, por exemplo, a realização de reuniões com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) e com a Diretoria de Meio Ambiente e Expansão da Deso.
Por Paulo Victor Melo