quinta-feira, 19, junho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Projetos em metodologias ativas na EJA serão apresentados em live no dia 30 de novembro

26 de novembro de 2021
in Educação
0
Projetos em metodologias ativas na EJA serão apresentados em live no dia 30 de novembro
Share on FacebookShare on Twitter

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), promoverá a live Pedagogia de Projetos associada às Metodologias Ativas na EJA: culminância dos projetos aplicados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na próxima terça-feira, 30, às 19h, no canal do YouTube Educação Sergipe. O evento é parte da ação formativa desenvolvida desde o mês de julho do corrente ano, como forma de atender à meta do Governo do Estado estabelecida no Plano Estadual de Educação (PEE) e no Plano de Ação da Seduc.

Serão apresentados cinco projetos. São eles: “Estudo de caso: uma metodologia ativa aplicada à Educação de Jovens e Adultos”, da Escola Estadual João Antônio César, em Tobias Barreto; “Acolhimento marco zero para o Projeto de Vida dos estudantes da EJA”, do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira, em Simão Dias; “Gamificação: imersão da história e cultura da cidade”, do Colégio Estadual José Amaral Lemos, em Pirambu; “Automutilação: a ferida na estrutura psicológica que ressoa na pele”, do Colégio Estadual Poeta José Sampaio, em Nossa Senhora do Socorro; e “Da colônia para o mundo: a tecnologia que nos aproxima”, da Escola Municipal M. Barão, em Santa Rosa de Lima.

A diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima, salientou que os alunos da EJA necessitam de um currículo diferenciado, mais dinâmico, contextualizado e que leve em consideração todos os saberes adquiridos ao longo da sua vida. “Além da dinâmica de um currículo adequado, a gente precisa também de um aperfeiçoamento da metodologia de ensino. E é nesse sentido que a formação que se inicia na próxima semana terá o seu pilar principal: as metodologias ativas mais dinâmicas para que nossos estudantes sejam estimulados, tenham motivação com os professores e que possam seguir adiante e reconstruir suas trajetórias escolares”.

O professor Ibernon Macenas, chefe do Serviço de Educação de Jovens e Adultos da Seduc (Seja), setor responsável pela formação, destacou que a iniciativa tem como finalidade subsidiar as práticas pedagógicas dos professores da EJA na perspectiva do uso das metodologias ativas para a promoção de uma educação de qualidade, formadora de cidadãos ativos e críticos na sociedade. “E agora é a oportunidade de os professores cursistas apresentarem a excelência de seus projetos aplicados em suas respectivas unidades de ensino”, disse ele, convidando a comunidade escolar para a live da próxima semana, dia 30.

O curso

O curso formativo foi composto de três módulos: Módulo Teórico – 40h, Módulo Metodológico – 60h e o Módulo Prático – 60h, perfazendo um total de 160 horas, na modalidade a distância com momentos síncronos na plataforma Zoom e assíncronos no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Educação Estadual (AVA Seduc). Os professores cursistas puderam refletir sobre os conhecimentos teóricos e metodológicos abordados em cada módulo, escrevendo um projeto pedagógico associado às metodologias ativas e ancorando os eixos temáticos debatidos na formação, e que são norteadores do Projeto Político Pedagógico da EJA, assim como suas relações com as competências gerais da BNCC e os princípios do Currículo de Sergipe.

Acesse o YouTube:www.youtube.com/educacaosergipe

Notícias Relacionadas

Enem 2025 tem 5,5 milhões de candidatos inscritos

Inep divulga edital da Prova Nacional Docente 2025; confira regras

Ações afirmativas mudaram “cara da universidade no Brasil”, diz estudo

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem termina na quarta-feira

Sorteio público seleciona intercambistas para a nova edição do 'Sergipe no Mundo'

Egresso de escola estadual de Umbaúba conquista medalha de bronze em olimpíada científica nos EUA

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato