Na manhã desta quarta-feira, 25, a Biblioteca Municipal Lourival Baptista, localizada na Praça São Francisco, funcionou também como espaço cultural. A Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água, organizou a primeira atividade do Projeto Ler Para Viver Bem. Na ocasião, o público convidado também conferiu a primeira exposição solo do artista plástico, Rubens Maia. O evento contou com a participação de alunos de uma escola particular do município.
“Estamos em processo de revitalização de nossas duas bibliotecas (na sede do município e no conjunto Eduardo Gomes). Nosso papel é mostrar aos alunos que a leitura é algo importante para suas vidas e que um livro pode ampliar nosso conhecimento sobre o mundo”, frisou o presidente da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água, Gaspeu.
Rubens Maia
Com uma história bem peculiar, Rubens Maia começou a pintar só depois de aposentado. Em seu bate-papo com os alunos fez questão de dizer que a pintura o revelou enquanto profissional das artes plásticas. “Há dois anos eu não sabia desenhar nada, mas incentivado pelos professores de arte comecei a me dedicar à pintura e nos meus quadros é possível encontrar a minha alma. Por ter me feito tão bem, enquanto ser humano, é que eu aconselho às pessoas que sigam o caminho das artes. Para mim, foi uma verdadeira fonte de crescimento pessoal”, frisou o artista, que se mostrou acessível em transmitir seu conhecimento aos jovens interessados.
Para a estudante, Gabrielly de Jesus Couto, 14, a manhã foi de inspiração e aprendizado. “Foi interessante porque consegui adquirir conhecimento sobre arte, algo que ainda não conhecia muito bem. Já tinha visitado a biblioteca, mas esta foi a primeira exposição de minha vida. Achei legal conhecer o artista plástico de perto e conversar com ele sobre as possibilidades que a arte pode nos proporcionar”, frisou.
Agenda
O projeto Ler Para Viver Bem continuará as atividades amanhã, quinta-feira, 26, a partir das 9h, durante uma Roda de Leitura na Biblioteca Livro Aberto, localizada no Conjunto Eduardo Gomes. O convite é aberto ao público.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão