Cuidar da higiene bucal é uma das medidas mais importantes, no quesito saúde, a ser adotada no cotidiano das pessoas. Além da boa aparência, uma boca saudável repercute em todo o corpo. Pensando nisto, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenadora de saúde bucal Juliana Rosa, vem realizando ações preventivas nas escolas atingindo o público infanto-juvenil. O atendimento também acontece em diversas unidades de saúde do município.
De acordo com a coordenadora de saúde bucal, Juliana Rosa, as ações realizadas pela secretaria, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, já alcançaram centenas de pessoas. “Até o mês de agosto foram realizadas 2.709 consultas odontológicas com a população nos postos de saúde da Sede, Eduardo Gomes e povoados. Todos os procedimentos odontológicos básicos são realizamos em nossas unidades de saúde, os únicos que não atendemos, são as especificidades e esses são encaminhados ao Centro de Especialidade Odontológico, localizado no Rosa Elze”, destacou.
Quanto os casos de urgência, a coordenadora explicou que muitas vezes o paciente chega ao local de atendimento com o dente muito inflamado, o que inviabiliza o procedimento naquele momento. “Nem sempre é possível realizar de imediato o procedimento por conta de inflamações no dente, nesses casos o paciente é medicado e é agendado um novo retorno para a realização da intervenção.”
Além de tratar, a gestão municipal de saúde mantém um trabalho preventivo e de conscientização com os jovens e as crianças nas escolas. Por entender que a prevenção é a forma menos dolorida de se tratar da saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza nas escolas municipais, palestras e ações coletivas de escovação, além da aplicação de flúor.
“Com o Programa da Saúde da Família (PSF) e a ação de escovação coletiva, nós já atendemos nas escolas 1.433 alunos. Além destes, 184 crianças de 0 a 5 anos já passaram por nossas cadeiras, em nossos consultórios. Por isso que são tão importantes as visitas nas escolas. Nós entendemos que trabalhar com as crianças, é criar uma geração com uma nova cultura em saúde bucal”, pontuou Juliana Rosa.
Além dos atendimentos realizados nos postos de saúde, a coordenadora informou que são realizadas visitas domiciliares e destacou a importância dos agentes de saúde nesses casos. “Nós fazemos visitas domiciliares à pessoas acamadas, que não tenham condições de ir ao posto ou que tenham algum problema que as impossibilitem, por isso que nesses casos é tão importante o papel do agente de saúde. Afinal são eles que mantêm uma relação mais direta com a população e podem fazer o encaminhamento adequado para a realização das visitas”, destacou Juliana Rosa.
Locais de atendimento:
UBS – Jairo Teixeira de Jesus.
UBS – Manoel Juvino dos Santos Cardoso (Povoado Cardoso).
UBS – Antônio Florêncio de Matos (Tijuquinha).
UBS – Mariana Nascimento (Rosa Maria).
UBS – Masoud Jalli (Rosa Elze).
UBS – Maria José S. Figueroa (Rosa Elze) – Em reforma, mas atendendo urgência*.
UBS – Lourdes Cruz ( Povoado Rita Cacete e Povoado Colônia).
ONG – Lar Esmeralda (Povoado Recreio dos passarinhos).
Por Ascom/Prefeitura de São Cristóvão