O Passe Livre se modernizou para oferecer mais comodidade aos usuários do benefício. Agora, o serviço também está disponível na internet. Uma cartilha explica, por meio de uma história em quadrinhos, o funcionamento do benefício.
Outra novidade é que a plataforma é acessível para pessoas com deficiência. O programa garante a gratuidade no transporte coletivo interestadual a pessoas com necessidades especiais e comprovadamente carentes.
O site, adaptado aos principais padrões de acessibilidade, traz soluções que permitem uma navegação livre e sem limitações às pessoas com deficiência. Mas a opção de preenchimento manual utilizada há 17 anos pelo programa continuará disponível para quem desejar.
“Desde a sua criação, em 2001, o programa vem passando por melhorias para atender, cada vez mais e melhor, os beneficiários do Passe Livre. E essa é uma iniciativa pensada especialmente para este público, que nasce com a proposta de reduzir as barreiras de navegação e ampliar os direitos das pessoas com deficiência, principalmente àquelas mais desprovidas de recursos”, afirmou o ministro dos Transportes, Maurício Quintella. “Tenho certeza que o portal será uma referência para que outros órgãos possam oferecer os melhores serviços a este público”, completou.
Todo o processo pode ser feito pela internet, desde o preenchimento dos formulários padrão do Passe Livre até o envio dos documentos, do atestado médico e da foto 3×4. Com isso, o interessado pode escolher se vai fazer a solicitação manual, como é feito desde a criação do programa, ou via web.
200 MIL BENEFICIÁRIOS
Criado em 2007, o Passe Livre emite cerca de 8 mil credenciais por mês. São analisados, aproximadamente, 145 mil processos por ano. Hoje, o programa beneficia 200 mil brasileiros, com potencial para atender a um público de quase 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativas do cadastro de Benefício de Prestação Continuada do Ministério da Previdência Social.
Fonte: Ministério dos Transportes