terça-feira, 7, abril/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Educação

Programa Filé de Camarão na Merenda Escolar diversifica cardápio alimentar nas escolas estaduais

10 de dezembro de 2024
in Educação
0
Programa Filé de Camarão na Merenda Escolar diversifica cardápio alimentar nas escolas estaduais
Share on FacebookShare on Twitter

Desde 2023, o cardápio de proteínas da alimentação escolar nas unidades escolares da rede estadual de ensino de Sergipe foi diversificado com a inclusão do camarão por meio do programa Filé de Camarão na Merenda Escolar. A iniciativa tem como objetivos diversificar o cardápio alimentar, promover o escoamento da produção da agricultura familiar e reforçar a regionalização da merenda escolar no estado.

Gerenciado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), o programa beneficia todos os 102 centros de excelência que ofertam o ensino médio em tempo integral, o que corresponde a mais de 25 mil alunos da rede pública estadual de Sergipe. Em 2024, foram investidos R$ 1.282.904,92 na compra de 20.240 quilos de camarão. O processo de aquisição ocorre por meio de chamadas públicas, com licitação, aquisição e distribuição conduzidas pelo Conselho de Alimentação Escolar.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, avalia a iniciativa como impactante na alimentação por incluir uma proteína nutritiva, regional e de fácil manipulação com uma diversidade de opções para o cardápio. “Ao incluirmos o camarão na alimentação, estamos promovendo inclusão social por possibilitarmos que agricultores se profissionalizem por meio de chamadas públicas. Além disso, giramos a economia e incluímos mais uma opção no cardápio escolar, promovendo maior diversidade nutricional dos estudantes”, destaca.

A diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Seduc, Lucileide Rodrigues, também ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “O programa tem sido um sucesso desde o ano passado. Nosso objetivo é proporcionar aos alunos uma alimentação diversificada e de qualidade”, colocou, explicando que todo processo de introdução de um novo gênero alimentício no cardápio escolar passa por teste de aceitabilidade e formação de profissionais. Nos dias em que o crustáceo é servido, os alunos que têm alergias ou restrições alimentares consomem outra proteína.

No Centro de Excelência Secretário de Estado Francisco Rosa Santos, em Aracaju, o camarão é preparado quinzenalmente. Lá, as merendeiras recebem orientação específica sobre armazenamento, preparo e quantidades adequadas. “O camarão que a gente faz é delicioso, e os alunos gostam muito. Quem não come camarão recebe outra proteína no dia”, explicou a merendeira Janete Maria dos Santos.

O programa não só diversifica o cardápio, como também democratiza o acesso a essa proteína. “Muitos alunos não têm condições de comer camarão em casa, e como somos uma escola de ensino integral, essa inclusão é muito importante para nossa alimentação”, comentou Douglas da Silva, aluno do 2º ano do ensino médio.

De acordo com Maria Clara, estagiária de Nutrição que acompanha a qualidade e o preparo dos alimentos nas escolas, o camarão é uma excelente opção nutricional. “É uma proteína de alto valor nutritivo, e sua inclusão na merenda escolar não apenas diversifica o cardápio, mas também oferece um alimento diferente e de qualidade para os alunos”, indica.

Termo de autorização
O Centro de Excelência Francisco Rosa foi uma das unidades escolares em que o DAE realizou um teste de aceitabilidade entre os alunos e capacitou os profissionais da merenda escolar. No ato da matrícula, os pais assinam um termo de autorização do consumo por parte dos filhos. Se o aluno não come o camarão, ele tem acesso a outra proteína, como carne bovina, suína e frango.

A professora Nicélia Gomes também elogiou a alimentação escolar. “O cardápio da escola é muito variado e de excelente qualidade. A introdução do camarão é um diferencial importante para a nutrição dos alunos”, avalia.

Foto: Maria Odilia

Notícias Relacionadas

Programa Sergipe no Mundo abre inscrições para estudantes e professores da rede estadual de ensino

Brasil supera 99 mil escolas públicas com internet e planeja universalizar conectividade até o fim d...

Pé-de-Meia reduz abandono escolar no ensino médio em 43% em dois anos

Avanços na UFS: Ensino, Inclusão e Inovação Transformam a Comunidade Acadêmica

Seed divulga novo calendário escolar para o ano letivo das escolas da Rede Pública Estadual

MEC divulga lista de espera do Prouni para bolsas do ensino superior

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato