O município de Campo do Brito recebeu na última segunda-feira, 14, mais uma edição do Programa Ciranda Sergipe, promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). A ação, realizada no Colégio Estadual Guilherme Campos, levou uma série de serviços gratuitos de saúde, cidadania e inclusão social à população, reafirmando o compromisso do Governo de Sergipe em promover dignidade e ampliar o acesso aos direitos nos quatro cantos do estado.
Durante todo o dia, os moradores tiveram acesso a atendimentos da Iguá e da Energisa para adesão à tarifa social, serviços da Defensoria Pública com emissão de segunda via de certidões e triagem para cirurgias do programa Opera Sergipe. Também foram oferecidos atendimentos de saúde bucal, vacinação, exames e consultas nas carretas da saúde do homem e da mulher, além da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN Inclusiva).
Os serviços atraíram pessoas de todas as idades. A moradora Vera, por exemplo, participou pela primeira vez da ação e aproveitou para levar a neta Ana Vitória a fim de emitir o documento de identidade. “Foi a primeira vez que participei desse serviço, amei. As meninas são muito educadas. Minha filha não pôde vir e eu trouxe minha neta pra fazer a identidade. Foi ótimo”, contou.
Além dos serviços de saúde e cidadania, o evento também contou com atividades de qualificação profissional, oferta de vagas de emprego pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) e orientações sobre o Programa Primeiro Emprego. No campo da assistência social foram realizadas entregas dos cartões do CMais, avaliações antropométricas e oficinas diversas, entre elas a oficina “Pode e Não Pode”, voltada às crianças, que de forma lúdica promoveu o aprendizado sobre respeito, convivência e direitos.
O momento de beleza, um dos pontos mais procurados, também foi motivo de alegria entre os participantes. Creuzete Lima aproveitou os cuidados com o visual e não escondeu o entusiasmo. “Adorei, amei, tudo de bom. As meninas são maravilhosas, manicure nota mil, cabeleireira perfeita. Muito obrigada, vou sair daqui é linda”, comemorou.
Outro destaque foi a feirinha de artesanato, que reúne mulheres empreendedoras locais. A artesã Maria Auxiliadora Lima, integrante do projeto Entre Elas, destacou a importância do espaço como vitrine para o trabalho das artesãs. “A oportunidade é maravilhosa. O artesanato é uma forma de renda e também de expor o que fazemos, porque trabalhamos com crochê, suplá, tapetes de tecido, de biquinhos. Só tenho a agradecer por esse evento, participar e ser conhecida”, afirmou.
Para a secretária da Seasic, Érica Mitidieri, o Ciranda Sergipe tem se consolidado como uma ação de aproximação entre o Governo do Estado e o povo. “Em cada edição, fortalecemos os vínculos, ampliamos o acesso a direitos e proporcionamos um dia de acolhimento e alegria. Nosso compromisso é chegar onde o povo está, com cidadania, escuta e respeito”, destacou.
Com grande participação da comunidade, o Ciranda Sergipe em Campo do Brito reafirmou seu papel como um instrumento de integração entre as políticas públicas estaduais, promovendo cuidado, oportunidades e qualidade de vida aos sergipanos e sergipanas.
Fonte: ASN