A professora Cleciane Alves, do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, participou da construção do livro “Professores em Foco”, lançado na última quarta-feira, 14, na sede do Instituto Península, em São Paulo (SP), pela Editora Moderna. A obra foi organizada pelo Instituto Península e traz 80 narrativas escritas por 84 especialistas de diversos segmentos, com o objetivo de refletir sobre o mesmo tema: a importância dos professores. O livro traz ainda assuntos como atratividade da carreira, formação inicial e continuada, condições de trabalho, oportunidades de desenvolvimento, bem-estar, inovação, entre outros.
O artigo da professora Cleciane Alves tem como tema “Minha defesa por uma Educação que emancipe: a trajetória profissional que se tornou causa”. Ela conta que participa da Rede Conectando Saberes, que tem como objetivo construir espaços coletivos para aproximar profissionais de educação comprometidos em promover uma educação pública de qualidade e excelência, visando à transformação social. Ela foi convidada para escrever um artigo, sem tema pré-definido, que se somou a outros 79 que fazem parte do livro.
Cleciane Alves inicia o seu artigo a partir da sua perspectiva histórica. “Nasci em Curralinho, povoado de Lagarto, e no artigo eu falo como eu consegui me tornar professora, passando, inclusive, pelo Abelardo Romero Dantas, de onde fui aluna e fui também, durante seis anos, executora de serviços básicos, assumindo depois o magistério. Venho de uma situação árida e consegui trilhar um caminho que hoje posso usar para inspirar outros alunos a assumirem isso para si, porque também desejo que eles possam ser professores”, disse.
Em seu artigo, a professora defende a ideia de uma educação como um caminho para a emancipação e democratização das realidades. Ela fala também sobre a pedagogia da autonomia e do protagonismo dos estudantes, e mostra a necessidade da ampliação do repertório sociocultural dos alunos. “É preciso que haja uma educação que acolha, inclua, emancipe e refine as consciências”, escreve ela.
Ainda de acordo com Cleciane Alves, ser professor não é profissão, é uma causa. “O meu discurso é materializado dia a dia na escola. Estamos no centro e não na ponta. Muitos pensam sobre a educação, mas nós executamos. O fim da educação é a aprendizagem dos alunos e os mediadores são os professores. Eu valorizo o papel dos especialistas e de todos os que contribuem, mas nós, professores, é que executamos”, declarou.
O livro pode ser baixado por meio do link: https://bit.ly/3BLJSet .
Assessoria de Comunicação da SEDUC