sábado, 18, outubro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Cultura

Professor da rede estadual lança projeto para incentivar leitura e escrita

26 de julho de 2016
in Cultura
0
Share on FacebookShare on Twitter
2b8873fbad86775e57665a7c09d777ca
Maioridade penal, aborto, homofobia, sustentabilidade, direitos humanos e direitos dos animais serão alguns dos temas explorados/ Fotos: Ascom/Seed

Maioridade penal, aborto, homofobia, sustentabilidade, direitos humanos e direitos dos animais serão alguns dos temas explorados

Um projeto educacional que visa incentivar o aluno a pesquisar, ler, debater e escrever sobre diversos temas polêmicos. Assim é o ‘Redações Perigosas com Temas Perigosos’, idealizado pelo professor de Língua Portuguesa da rede estadual, Fabiano Oliveira, e lançado pela Central de Estudos Linguísticos e Literários do Colégio Dom Luciano Cabral Duarte.

Maioridade penal, aborto, homofobia, sustentabilidade, direitos humanos e direitos dos animais serão alguns dos temas explorados. “Iremos receber padres, juízes, médicos, professores, jornalistas, policiais, psicólogos, políticos, representantes de ONGs, ex-detentos e os pais com suas histórias”, disse o professor, ao ressaltar que o formato do projeto é igual ao de um programa de TV, com roteiro, debate e entrevistas.

“Recebemos convidados de todos os setores da sociedade para debater temas e diálogos com os estudantes no melhor estilo de entrevista. A grande novidade é que temos pais voltando à sala de aula para acompanhar seus filhos e aprender os segredinhos de uma boa redação”, ressalta Oliveira.

Estimular

A coordenação do programa é do professor Fabiano Oliveira, tendo como produtores os alunos Lucas Gabriel e Ketlyn Menezes. Ao explicar as metodologias e objetivos do projeto, que propõe fomentar a pesquisa, leitura, debate e escrita, ele disse que busca desenvolver textos de autorias próprias dos alunos baseados nas teorias de Mikhail Bakhtin e do brasileiro Sírio Possenti.

A tipologia dissertativa é o alvo do professor, devido à exigência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A metodologia aplicada vem despertando não só o interesse dos alunos, como também o olhar de outros estados, a exemplo de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal”, disse o mestrando pela Universidade Federal de Sergipe.

Apoio

O professor enfatiza que o projeto tem apoio total da diretora do Dom Luciano, professora Marli Barreto, que, segundo ele, vê o trabalho realizado como uma espécie de “vitrine”. “Esse apoio vem desde o início da construção da Central de Estudos Linguísticos e Literários, que tem uma sala modelo de metodologia de ensino de Língua, Literatura e Redação, onde nos conectamos com as teorias exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio”, disse. Fabiano deixa claro que os alunos, devido ao projeto, ficam na escola em período integral.

“Eu achei que teria 15 estudantes, mas hoje temos, em média, 70 participando do projeto, inclusive pais de alunos. Para mim é um prazer receber todos eles neste desafio que desperta o gosto pela leitura e escrita”, disse o professor.

Programação

O ‘Redações Perigosas com Temas Perigosos’ acontece todas as quintas-feiras, das 13h às 16h. A aula é aberta com show musical dos alunos. Em seguida, entra o convidado especial, que conversa com eles sobre um tema específico da atualidade, voltado para o Enem. O projeto é apresentado em formativo de TV; o público participa entrevistando e fazendo anotações de dados importantes.

“Já formulamos convites para o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho; para a psicóloga Carla Cristina Storino; a professora Lene Novaes; a protetora dos animais, Kitty Lima, e a advogada e assessora de comunicação, Joyce Oliveira. Iremos promover com os alunos um debate de alto nível com esses e outros profissionais renomados de Sergipe”, disse Fabiano Oliveira.

Fonte: Agência Sergipe de Noticias

Notícias Relacionadas

Confira programação completa do Festival Sergipanidade

Segundona do Turista encerra temporada semanal com noite especial na Rua São João

Unidos em Asa Branca vence duelo e conquista título inédito de Quadrilha Junina do País do Forró

Duelo pelo título de Quadrilha do País do Forró com premiação de R$ 50 mil acontece no domingo

Última semana da Vila do Forró 2025 tem início com mais de 30 atrações de diversos estilos

Revitalização completa transforma Gonzagão em espaço de cultura, inclusão e convivência

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato