segunda-feira, 7, julho/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Economia

Produção de leite em Sergipe é a que mais cresce no Nordeste

8 de abril de 2025
in Economia, Municípios
0
Produção de leite em Sergipe é a que mais cresce no Nordeste
Share on FacebookShare on Twitter

A produção no estado subiu de 107,8 milhões para 132,2 milhões de litros de leite, um aumento de 22,6%.

Sergipe registra o maior aumento na produção de leite em todos os estados da região Nordeste. Em nível nacional, o estado ocupa a quinta posição. Os dados se referem ao último trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior, e foram divulgados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) do Banco do Nordeste (BNB), com base em dados do IBGE. A produção no estado subiu de 107,8 milhões para 132,2 milhões de litros de leite, um aumento de 22,6%. Em segundo lugar, a Bahia registrou ampliação de 10,7%. Além do crescimento na produção, Sergipe permanece como o segundo maior produtor regional, com participação de 23,1% de todo o leite produzido no Nordeste. Logo acima vem o estado da Bahia (26%).

Nos municípios do Agreste, Centro-Sul e Sertão, é fácil localizar pequenas e grandes propriedades de gado leiteiro. A maioria dos produtores começa com cinco a dez novilhas, além de algumas vacas adultas, mas grande parte alcança bons resul – tados com assistência técnica e microcrédito do BNB, por meio do programa Agroamigo. É o caso de Nivânia de Olivei – ra, que trabalha há 24 anos no sistema semi-intensivo, ou seja, com animais criados soltos no pasto e alimentados com ração e plantas forrageiras (resistentes à seca). A produtora começou com um pequeno rebanho no municí – pio de Tobias Barreto, mas hoje conta com 60 cabeças de gado.

Mais de 20% delas produzem, ao todo, 140 litros de leite por dia, com pico de 200 litros na melhor época, vendidos in natura a uma beneficiadora da região. Ela modernizou os sistemas de cultivo e colheita com crédito para a compra de trator, planta – deira e uma novidade: a ordenha – deira mecânica, que chegará após o inverno. “Depois do inverno, chega a ordenhadeira mecânica, e assim o curral fica completo. Vai ser bem melhor, porque trabalhar do jeito manual é puxado.

O crédito é o começo de tudo, e passei a gostar da atividade, sempre com apoio do BNB. O último contrato foi para compra de ração, além do custeio do milho, que planto para alimentar o gado e vender o restante”, detalha. Em 2024, o Agroamigo regis – trou R$ 122,1 milhões em mais de 9,6 mil operações de microcrédito destinadas a produtores de leite em Sergipe. O crescimento é de 99,1% no valor aplicado e de 79,1% na quantidade de opera – ções, em relação ao ano anterior.

Carne bovina Com relação à quantidade de bovinos abatidos para pro – dução de carne, Sergipe registra o terceiro maior crescimento da região (+30,3%), atrás dos esta – dos de Pernambuco (+47,8%) e do Piauí (+42,8%). Em termos absolutos, o estado também ocu – pa a terceira posição, com 9,4% de todo o gado abatido na região, atrás da Bahia (40,9%) e do Ma – ranhão (22,4%).

Notícias Relacionadas

São João da Tradição no Centro Histórico encerra com sucesso de público e muita animação

DER/SE e Defesa Civil descartam riscos iminentes em ponte de Pirambu

Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

São Cristóvão é contemplada com dois novos veículos para reforçar os atendimentos da Atenção Básica ...

Prefeitura de Lagarto altera data de início do VII Concurso de Quadrilhas Juninas Mestre Éder Santan...

Prefeitura de Socorro recebe novos caminhões para coleta de lixo no município 

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato