Evento acadêmico-cultural do Centro de Excelência Professor José Carlos de Souza contou com recursos financiados pelo Profin Projetos
Uma noite inusitada, empolgante, única. Assim, descrevem os estudantes do Centro de Excelência Professor José Carlos de Souza na última segunda-feira, 9, ao se referirem à primeira ‘Mostra de Talentos CEPJCS’. Com o tema “a arte de amar”, o evento acadêmico-cultural apresentado pelos jovens de forma multidisciplinar encheu de afeto os espectadores presentes no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. A primeira ‘Mostra de Talentos CEPJCS’ contou com recursos financiados pelo Profin Projetos.
Logo no hall de entrada do teatro, a comunidade escolar era recepcionada com a exposição fotográfica ‘ (Re) conhecendo Sergipe’. Organizada por um grupo multidisciplinar de professores, a exposição teve como objetivo conhecer mais a história de Sergipe e resgatar valores que são importantes para a constituição da sergipanidade. Foram várias ações externas à escola, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o seu estado a partir de visitas pedagógicas, em pontos estratégicos que contam a história do povo sergipano.
“Este mês de outubro é o mês da Sergipanidade, e o nosso intuito junto aos alunos é mostrar o quanto a nossa cultura é rica e diversa. Assim, estimulamos esse sentimento de pertencimento e do orgulho de ser sergipano”, destacou a professora de História, Luzinete Santana, na presença dos demais colegas professores: Agnes Melo (Sociologia), Patrícia Morais (História), Elaine Tavares (Filosofia), Euvira Suzi Garção (Geografia), Delmira Silva (Geografia) e Cristiane Santos (Biologia).
Na visão de Simone Alves dos Santos, mãe, este momento festivo é muito importante para aproximar a família da escola. “Eu sou mãe de um aluno e devo dizer que eventos deste tipo são muito importantes, pois, além de estimular os alunos a participarem de forma mais ativa da escola, também permite que a família possa prestigiar o resultado de todo o esforço e trabalho empreendido por eles. Espero que essa iniciativa permaneça na escola”, destacou a mãe, ao deixar seu recadinho no mural de boas-vindas.
No palco, a diretora do Centro de Excelência Professor José Carlos de Souza, Maria Janaína Marques da Silva, abriu o evento com palavras de afeto e gratidão pela presença expressiva de familiares e amigos dos estudantes. “Este evento foi pensado e organizado com muito carinho, durante todo o ano de 2023, por todos que fazem a nossa escola. Vários projetos estão sendo apresentados ao público durante nossa Primeira Mostra de Talentos. São projetos artísticos desenvolvidos pelos alunos, com o apoio e orientação dos professores, que revelam o protagonismo de nossos jovens”, destacou a gestora.
Enquanto isso, na coxia, a aluna da segunda série do Ensino Médio, Maria Eduarda França, afirmava que a experiência da noite estava sendo maravilhosa. “Primeiro, estou feliz por me apresentar no Teatro Tobias Barreto. Segundo, me sinto muito honrada de fazer parte do Clube de Música e de integrar esse projeto da minha escola. Hoje, eu vou cantar músicas relacionadas ao tema “amor”. É uma oportunidade única porque eu nunca cantei para um público, mas penso que é um bom momento para a gente desenvolver a autoconfiança”.
Na programação da noite, estavam previstas: a abertura oficial com a apresentação de um vídeo institucional, a apresentação do Clube da Música, com ‘Soneto do Amor Total’, apresentação do Clube de Teatro, com o espetáculo ’Os amores secretos do Sr. William Shakespeare, Ciranda Cantada, Apresentação de Poemas, apresentação do teatro ‘Commedia Dell’Arte’ e, para encerrar, o Clube de Dança deu um show com o espetáculo ‘Mulheres’
Fonte: ASN