Na tarde desta sexta-feira, 04, o deputado estadual, Rodrigo Valadares, usou as suas redes sociais para demonstrar sua preocupação com os sergipanos que necessitam de leitos de UTI no Estado. Isso porque, com o agravamento atual da pandemia e o desproporcional investimento na ampliação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva, o Estado apresentou colapso na área da saúde e filas crescentes por essas vagas em hospitais.
“Há muito tempo já estamos alertando sobre a completa falta de investimentos significativos na ampliação de leitos de UTI. Os bilhões do Governo Federal nada adiantaram, pois foram usados para outros fins. Agora, com a rede de UTIs colapsada, pessoas vão morrer nas filas”, lamentou o parlamentar.
Na última quarta-feira, Sergipe chegou a bater recorde de ocupação, com 868 pacientes internados com a Covid-19 e a situação poderá piorar, tendo em vista a taxa de transmissão do vírus, que só indica redução no número de casos quando ele está abaixo de 1.
Diante do exposto, o deputado garante que entrará com as medidas cabíveis urgentes para que seja reconhecida a necessidade de ampliação dos leitos de UTI no Estado. “Estamos acionando nosso jurídico, para que possamos entrar com as medidas cabíveis e garantir a ampliação emergencial de leitos de UTI”.
Rodrigo Valadares já vem cobrando esse aumento desde o ano passado, quando estudos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) já previram o colapso, e pouco foi feito. Agora, enquanto as pessoas padecem em filas, espera-se que o governo do Estado e as prefeituras tomem um posicionamento.
Por Assessoria de Imprensa