Recomeçaram na manhã desta quarta-feira, 11, as obras para instalação de uma rede drenagem na Avenida Chesf, no Rosa Elze, que se estenderá a outras duas localidades: rua Calumby Barreto e Avenida Horácio Souza Lima. Segundo a engenheira da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), Simone Menezes, o projeto na Avenida Chesf prevê a instalação de cerca de 75 metros de manilha em concreto e três caixas de passagens (bocas de lobo). À tarde, o prefeito Marcos Santana esteve presente no local para acompanhar a retomada das obras.
“Já iniciamos a escavação do solo para o assento da manilha. A previsão é a de concluirmos o trabalho na Avenida Chesf na próxima semana”, explicou Menezes. Todo o projeto está sendo acompanhado por um fiscal da Petrobras, já que na região existe uma malha de dutos da empresa – a adequação das ações, inclusive, foi o motivo da paralisação do serviço em 2017.
Após a conclusão dessa etapa, os trabalhos serão realizados na Horácio Souza Lima (em dois trechos) e Calumby Barreto. “Com isso, haverá a interligação da rede de drenagem, trazendo benefícios para toda essa comunidade, que hoje convive com constantes alagamentos, especialmente, em época de chuva. A expectativa é a de concluirmos toda o serviço em 30 dias”, avaliou Simone Menezes.
A drenagem beneficiará, além dos moradores da Avenida Chesf, Calumby Barreto e Horácio Souza Lima, a população da Edilson Andrade, BD, Grujim, Enoque Silva, Major Teles de Menezes, Travessa Senhor do Bomfim, José Gomes Del, Eupídio Batista Nery. Uma extensão de quase 900 metros.
Morador da Avenida Chesf há 35 anos, o aposentado Carlos Gonçalves comemorou o reinício dos trabalhos e avaliou ser a obra de fundamental importância para toda a região de abrangência do projeto. “Quando chove, fica tudo alagado, especialmente a Avenida Horácio Souza Lima . É um sufoco. Agora, o progresso chegou a nossa localidade”, argumentou.
A Prefeitura de São Cristóvão está investindo mais de R$ 500 mil na implantação da rede de drenagem.
Por Ascom/Prefeitura de São Cristóvão
Fotos: Márcio Garcez