
Com o intuito de capacitar os servidores do município, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão através da Controladoria Geral do Município, realizou na manhã desta quarta-feira (14), no auditório do Paço Municipal, o I Seminário de Capacitação de Gestores e Fiscais de Contratos Administrativos. Por meio do evento, a Prefeitura busca oferecer qualificação técnica, desenvolver habilidades e aprimorar os conhecimentos em áreas específicas a fim de otimizar e tornar mais agradável o cotidiano no serviço público.
Segundo a coordenadora de auditoria da Controladoria Geral do Município, Priscila Nascimento, o debate apresentado no seminário contribuirá não só para os servidores que atuam com a gestão e fiscalização dos contratos, mas para outros servidores, a exemplo de secretários municipais e diretores financeiros.
“O objetivo principal é o interesse público em consonância com os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência. A ação contribui para os servidores e para o município no sentido que isso irá uniformizar os processos de despesa. A execução da despesa pública tem suas etapas, então queremos respeitar ao máximo, fazendo com que cada um entenda seu papel”, pontuou.
A coordenadora apontou ainda a importância do evento no fortalecimento da administração. “Buscamos empreender o papel do controle interno de caráter orientador a fim de facilitar o acompanhamento dos gastos públicos seja pela sociedade, pelo planejamento interno da administração e pelos órgãos de controle externo”, ressaltou.
O seminário contou a presença de diversos palestrantes, dentre eles, o especialista em licitações e contratos, Antônio Augusto Rolim. Na ocasião, ele ministrou a palestra ‘Boas práticas na gestão e fiscalização de contratos administrativos’ e destacou a importância de a gestão estar promovendo o seminário.
“Gostaria de ressaltar a importância do evento e parabenizar a gestão por promover esse evento sobre gestão e fiscalização de contratos, só demonstra o zelo com a coisa pública. Isso irá contribuir primordialmente no atendimento no princípio constitucional da eficiência dos atos da administração pública, tornar a administração pública mais eficiente na realização dos preceitos institucionais, no cumprimento das ações institucionais. Todas as ações que são realizadas pelo município são por intermédio de um contrato, e é por isso que se faz necessário que esses contratos sejam efetivamente fiscalizados e bem geridos para garantir a real satisfação da necessidade pública”, destacou.
Por assessoria de imprensa