
Fomentar o desenvolvimento econômico da capital é objetivo da Prefeitura de Aracaju, e o turismo é um dos segmentos nos quais a gestão volta sua atenção. Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), baseada no Planejamento Estratégico da atual gestão, tem promovido não somente o destino Aracaju, como também tem apresentado as aptidões do município para receber investimentos que possam ser revertidos em melhorias para a população aracajuana.
A novidade mais recente é o retorno do Projeto Verão. Anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o evento retorna em 2020. “Essa foi mais um promessa cumprida pelo prefeito. Foi uma notícia muito comemorada pelo trade turístico e, como foi anunciado de maneira antecipada, vai fazer com que o setor possa se programar e, claro, também o turista que terá mais esse atrativo no período de alta estação”, destaca o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães.

O Projeto Verão se soma a outros grandes eventos que a gestão reinscreveu no calendário da capital, a exemplo do Forró Caju, Natal Iluminado e Réveillon, como ressalta secretário. “Ouvimos muitas pessoas dizerem que festa não leva a nada e que precisa se investir em outros aspectos da cidade. O fato é que não é somente a festa em si, é tudo o que ela movimenta. Além dos turistas que têm mais esse atrativo e visitam mais a nossa cidade, é o comércio mais movimentado, são empregos diretos e indiretos que são gerados. Com a economia em efervescência, o resultado disso é o investimento em serviços essenciais para a população”, frisou.
De acordo com Marlysson Magalhães, o tecido que envolve a oferta de serviços foi costurado pelo Planejamento Estratégico. “O que é mais interessante na gestão é que uma coisa está ligada à outra e isso se deve ao planejamento prévio que foi feito e tem tido manutenção e fiscalização constante. Nenhuma ação é isolada. Se existe é porque está atrelada a outros investimentos, sobretudo aos que vão trazer mais desenvolvimento para a população. Nada foge do foco de tornar Aracaju uma cidade humana, inteligente e criativa”, ressalta o secretário.

A expectativa é que, durante o verão, o movimento em Aracaju se assemelhe ao que foi registrado no período junino. Durante o mês de junho, sobretudo pela volta do Forró Caju, a taxa de crescimento da demanda turística foi superior a 30% em relação ao mesmo mês de 2018. O dado é parte de um estudo feito pelo Expedia Group, que mostrou, ainda, haver uma antecedência média de 25 dias na procura pelo destino por parte dos turistas. Já o tempo médio de permanência na capital sergipana, segundo o levantamento, foi de três dias.
Conselho de Turismo
Como parte fundamental no processo de desenvolvimento de Aracaju, o diálogo aberto entre a gestão e a população, além dos diversos setores da sociedade, tem amplificado as ações. Um dos exemplos é a implantação do Conselho Municipal do Turismo. Criado em julho de 2018, o conselho é o espaço no qual são discutidas, com a participação dos diversos setores envolvidos com a temática, ações de fortalecimento e desenvolvimento da atividade turística na cidade.
Como capital do estado e também por suas potencialidades, Aracaju é como uma locomotiva de Sergipe, mas, para que essa locomotiva possa funcionar, é preciso que haja uma somação esforços.
“É de extrema importância que exista o debate porque, através dele, conseguimos ouvir as diversas partes envolvidas e chegar a um bem comum. Isso tem acontecido com o Conselho de Turismo. Por meio dele, a gestão pode ouvir e entender as demandas, enxergar o Turismo sob a ótica de quem atua diretamente nele e, assim, aliar estratégias para desenvolver o setor”, reforçou Marlysson.
Turismo crescente
Um dos resultados das ações da Prefeitura foi registrado em agosto deste ano. O Ministério do Turismo instituiu, por meio de portaria, os 2.694 municípios que compõem as 333 regiões turísticas no Mapa do Turismo Brasileiro 2019, instrumento que orienta a atuação do Mtur no desenvolvimento de políticas públicas para o setor.
O município de Aracaju é o único destino sergipano inserido na categoria A do Mapa, faixa que classifica cidades com maior fluxo turístico, número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. A classificação é feita pelo MTur no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo.
Segundo Marlysson Magalhães, outra grande novidade é que Aracaju passará a receber três novos voos a partir de outubro, com potencial de incrementar mais 30 mil passageiros por mês. A Gol Linhas Aéreas vai disponibilizar novos voos Aracaju-Guarulhos; a Azul Linhas Aéreas fará os percursos de Aracaju a Campinas de segunda a sábado e a Latam passará a fazer novos voos Aracaju-Guarulhos diariamente. Os novos voos passarão a operar a partir de 27 de outubro.
“É uma importante conquista para o estado como um todo, lógico, em especial para Aracaju por ser a capital. Nós, da gestão municipal, ficamos muito feliz, assim como o trade que recebeu essa notícia com satisfação. É uma oportunidade de enaltecer o desenvolvimento do turismo e selar mais uma vez a parceria com o Governo, firmando nosso compromisso com a mudança, com o desenvolvimento”, salientou.
Fonte: PMA