Nesta quarta-feira, 24, equipes da Prefeitura de Aracaju começaram a colocar em prática a intensificação da desinfecção nos terminais de integração do transporte público da capital, uma das novas medidas de enfrentamento ao coronavírus estabelecidas pelo decreto municipal nº 6.409, de terça-feira (23).
Já nas primeiras horas desta manhã, a ação integrada entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) iniciou os trabalhos pelo Terminal DIA.
“Em mais uma parceria entre a Emsurb e a SMTT, vamos intensificar essa desinfecção. Então, por dia, pelo menos dois terminais receberão as equipes da Emsurb com os equipamentos e produtos para que possamos continuar, mais firmemente, a combater a proliferação da covid-19, na capital. Hoje, iniciamos pelo DIA e vamos para o do Centro. Então, todos os dias haverá terminais na programação de desinfecção, o que, na verdade, já existia, porém, com o novo decreto, a ação será repetida mais vezes durante as semanas”, pontua o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
O trabalho de desinfecção tem sido realizado deste o começo da pandemia, em Aracaju. Do ano passado até o momento, já foram realizadas mais de 178 intervenções, somente nos terminais, e 3.734 no geral. Esta ação tem proporcionado mais segurança para aqueles que trabalham ou circulam por áreas e instituições públicas da capital e atende, ainda, a solicitações recebidas da iniciativa privada, de órgãos de todas as esferas, bem como de entidades filantrópicas.
Na prática, os trabalhos começam pela varrição de toda a parte externa dos locais, e depois, com o auxílio de um caminhão pipa, é aplicado, por meio de jato de alta pressão, o hipoclorito de sódio e o sabão desinfetante, eliminando o vírus que, porventura, esteja no chão, corrimão, paredes, dentre outros locais onde possa haver contato com a população.
O serviço é realizado de segunda a sábado, com uma equipe por dia, totalizando seis agentes de limpeza, além de um caminhão pipa. Em média, são realizadas dez ações por dia, e, com as novas determinações, esse trabalho está sendo intensificado.
Usuários aprovam
O serviço tem recebido o apoio dos usuários do transporte público da capital, como Amintas Macambi.
“Acho muito importante porque essa doença está assolando a vida de muita gente, então, é preciso ter tudo higienizado. Porém, cabe a cada um de nós cuidar, também, porque de nada adianta a Prefeitura fazer isso e as pessoas não usarem máscara, manter o distanciamento. É preciso ter consciência. É um trabalho conjunto, e a consciência é individual”, considera, Amintas.
O usuário Jair Américo Vital reforça o pensamento. “A gente sentia a necessidade de que viesse mais vezes e, agora, vão intensificar. Isso é muito bom. Acredito que a população precisa pensar mais no que está acontecendo porque eu vejo que, aqui, a Prefeitura está fazendo a sua parte, mas tem muita gente que não está dando a devida atenção à situação”, frisa Jair.
A senhora Altenora da Fonseca elogiou a iniciativa. “Está uma maravilha. Sempre tem essa limpeza pelo terminal e acho uma atitude muito boa. Vejo que as pessoas que têm brincado com o problema da doença e muitas não ligam, mas o caso é sério e todo mundo tem que contribuir para que a gente possa voltar à rotina de antes da pandemia”, afirma.
Fotos: Felipe Goettenauer