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Home Capital

Prefeitura inicia reforço escolar nas férias para mais de mil alunos da rede municipal

25 de junho de 2024
in Capital, Educação
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Prefeitura inicia reforço escolar nas férias para mais de mil alunos da rede municipal
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Começando o período de férias letivas dos estudantes da rede nesta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início ao período de reforço pedagógico que contempla 1.396 alunos do 2º ano. A ação será realizada até o dia 9 de julho e faz parte do Programa de Fortalecimento da Alfabetização – Educaju, que visa fortalecer a aprendizagem e a alfabetização na capital.

A Prefeitura organizou as aulas de reforço em escolas polos, ofertando transporte e merenda escolar aos estudantes. Os alunos que estão participando da ação foram selecionados através do desempenho nas Avaliações Diagnósticas e Formativas, e os classificados nos níveis 1, 2 e 3 (não-leitores, leitores de sílabas e leitores de palavras, respectivamente) das Provas de Leitura, aplicadas em todas as unidades de ensino da rede durante o primeiro semestre 2024.

A ação está ocorrendo em 36 escolas polos e é de responsabilidade do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), através da sua Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef),  com o objetivo de melhorar as habilidades básicas de fluência leitora, além de trabalhar a interpretação e o vocabulário das crianças. O caderno didático Relembrando, do Educaju, e um e-book preparado pelas formadoras, são os materiais utilizados nas aulas, sendo possível, através deles, realizar inúmeras atividades de alfabetização adequadas a cada nível.

Diferente dos anos anteriores, em que o reforço da rede era ofertado até o 5º ano do ensino fundamental, este ano a ação está concentrada nos alunos do 2º ano. Assessora da Coef, Jamilly Menezes explica que uma das metas da Semed é finalizar o ano de 2024 com 100% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede alfabetizados.

“Comprovamos, através das avaliações de competência leitora, um avanço nos níveis de leitura dos estudantes do 3º, do 4º e do 5º ano. Portanto, para esses alunos, estão sendo adotadas outras ações, como a tutoria pedagógica, a utilização dos cadernos Relembrando e Alfaler; e dedicar esta ação que começou hoje para o 2º ano. Com o objetivo de tornar esse momento mais atrativo, os professores são orientados a também desenvolverem atividades lúdicas e jogos interativos, com uso do display”, relata Jamilly.

Gestora escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria, Vanessa Morais diz que este tempo dedicado aos alunos que precisam de mais atenção é fundamental para que possam chegar ao segundo semestre bem preparados para os novos aprendizados que virão.

“Estes alunos necessitam de mais atenção nossa e daremos todo o acompanhamento necessário. Com estas turmas mais reduzidas do reforço, temos a intenção de analisar de forma minuciosa qual a dificuldade que cada estudante tem, como a escola pode ajudar. Com a criança mais perto de nós, podemos entendê-la melhor e conseguir, em 15 dias, dar aquele start que ela precisa”, declara Vanessa.

Diretora escolar na Emef em Tempo Integral João Oliva Alves, também no bairro Santa Maria, Elaine Mary diz que as avaliações diagnósticas e as provas de leitura são ações que já estão no programa pedagógico das escolas da rede. Para ela, são recursos fundamentais para a unidade escolar trabalhar com aqueles alunos que apresentam dificuldades no aprendizado.

“Esse reforço já faz parte do nosso planejamento todos os anos. Os alunos que têm necessidade de um tempo a mais para atingir seus objetivos no desempenho escolar são selecionados através de avaliações da Semed e eles vêm para a escola por 15 dias para darmos uma atenção a mais através de um material específico. E a nossa meta é que eles possam avançar ainda mais”, detalha Elayne.

Imagens: Ascom Semed

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