A Prefeitura de Boquim entregou no último sábado, 17/6, veículos para a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar, e o posto de saúde José Adelmo Silva Lima para a comunidade do bairro Simpliciano (Cipó), que passou por adequações para dar condições de trabalho e atendimento. Foram cinco veículos entregues sendo quatro modelos Fiat Mobi que serão utilizados pelas equipes de saúde da família do Mangue Grande, Cabeça Dantas, Taboca e Clínica da Família, e um modelo Fiat Toro que será utilizado pela Vigilância em Saúde. A secretária de Saúde dona Ana Cruz explicou que os veículos foram adquiridos com recursos federais do Piso de Atenção Básica (PAB) – três modelos Mobi – e com recurso de emenda destinada pelo deputado federal Laércio Oliveira (Mobi /Toro), e que o posto de saúde começa a atender a partir de segunda-feira, 19/6. “A aquisição destes veículos visa dar condições aos profissionais da saúde para realização do trabalho, com o auxílio no deslocamento das equipes de saúde e nas ações desenvolvidas tanto nos povoados quanto na cidade, aumentando a efetividade no atendimento da população”, explicou dona Ana.
Para o vice-prefeito Chicão Almeida o momento é “muito importante. Pegamos um município com o desafio de consertar alguns equívocos, como um posto de saúde construído sem condições de trabalho, mas a cada dia que passa eu me convenço que vale a pena todas as dificuldades que nós passamos para gerir um município como Boquim. Em cinco meses fizemos o que muitos em dez anos não fizeram, e não vamos parar. Faço um reconhecimento aos amigos que Boquim conquistou pela forma como têm manifestado sensibilidade para os problemas de nossa cidade e atendido nossos pleitos”.
O líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura, esteve presente ao evento de entrega dos veículos e do posto de saúde, e para visitar as instalações da futura agência de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O líder destacou que “Eraldo e Chicão se empenham na construção de um futuro melhor para a população de Boquim. Em tão pouco tempo demonstram compromisso com o que assumiram. Com a agência do INSS que conseguimos trazer para a cidade atenderemos não somente o povo de Boquim, mas a todos da região que se beneficiam dos serviços da Previdência Social e não mais precisarão se deslocar até Aracaju. Viemos trazer boas notícias. Estamos na próxima semana liberando para Boquim meio milhão de reais para que vocês possam utilizar o recurso para realizar a obra da ciclovia. Sei que cada centavo de real que enviarmos para Boquim será aplicado de maneira correta, honesta”.
O prefeito Eraldo de Andrade frisou que a Secretaria de Saúde não recebeu apenas cinco veículos, mais um total de seis com a ambulância adquirida com recursos próprios e que já está servindo a população. “A equipe de saúde precisa de uma estrutura melhor e agora tem. O posto de saúde foi inaugurado, mas não foi entregue a população porque não tinha condições de trabalho. Estruturamos e agora estamos entregando. Em breve a agência do INSS estará funcionando. Temos um médico cirurgião atendendo e realizando pequenas cirurgias na cidade, temos os professores recebendo o piso atualizado, temos transporte gratuito para os estudantes universitários. Boquim estava sem respeito e nossa proposta é fazer de Boquim um lugar melhor. Seguimos otimistas e trabalhando com muito afinco para atender as necessidades da população”, disse o prefeito que aproveitou a presença do líder do governo André Moura para pedir ajuda para construção de casas no Município e olhar com carinho para os produtores rurais.
Presentes as senhoras Joyce Cruz e Napolitânia Vieira, esposas do prefeito e vice-prefeito respectivamente, o deputado estadual Venâncio Fonseca, representando o deputado federal Laércio Oliveira o assessor Carivaldo Resende, o superintendente do INSS Raimundo Britto, o ex-prefeito Luiz Fonseca, o assessor parlamentar Gerfesson Trindade, os secretários municipais Claudionor de Vasconcellos, Edson Alves, Jonas Vidal, Luiz Fernando e Genivaldo Menezes, os vereadores Honorina Fonseca, João Fontes Jr. e Fernando Vitório, o vereador José Roberto Imperador (Itabaiana), o vereador Itamar (Lagarto), o ex-vereador Vovô Monteiro (Aracaju), o secretário de Obras de Carira, Gabriel Chagas, empresários da região e membros da comunidade.
Por Jú Gomes