
A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciará, ainda este mês, o processo de matrícula para o ano letivo 2021 das 74 escolas que compõem a rede municipal de ensino da capital. Este será o quarto ano em que as matrículas ocorrerão de forma online, evitando o problema histórico de longas filas que se formavam na porta das escolas.
Inicialmente, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, será a vez da transferência interna. Este processo é direcionado aos estudantes que já estudam em uma escola da rede municipal e pretendem se transferir para outra unidade da rede. Quem solicitar a transferência, tem até o dia 24 para levar a documentação até a escola em que está solicitando a vaga.
Em seguida, entre os dias 1 e 9 de março, será aberta a fase de matrícula para alunos novos, que desejam ingressar na rede municipal de ensino de Aracaju, vindos de outras redes. Estes estudantes, após solicitarem as vagas pelo Portal da Matrícula, têm até o dia 12 de março para levar a documentação até a escola.
Todo o processo será realizado via portal www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline. Para auxiliar os pais, a Semed disponibiliza uma central de atendimentos para sanar dúvidas que possam ocorrer durante a solicitação da vaga. Os números de telefones que estarão disponíveis à comunidade são 3179-1538 / 3179-1574 / 98106-2969 (WhatsApp).
“Os pais e responsáveis devem ficar atentos ao calendário para não perder nem o prazo de solicitação da vaga, de forma online, nem o prazo para entrega da documentação. A matrícula online acabou com o problema histórico de aglomerações nas portas das escolas, com pessoas chegando de madrugada. Este já é o quarto ano da informatização da matrícula, o que tem dado melhor andamento no processo e agradado tanto pais e responsáveis, quanto as equipes diretivas das escolas”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.
Satisfação dos pais
A dona de casa Elidiana Santos é aluna da Emef Deputado Jaime Araújo, no bairro Soledade, e também tem um filho matriculado em uma creche da rede municipal de ensino. Para ela, a implantação da matrícula online lhe proporcionou benefícios. “Já enfrentei muito perrengue quando a matrícula não era online, era um sufoco pra deixar os afazeres de casa e ter que ficar em fila na porta da escola. Agora, eu consigo fazer a minha matrícula e a do meu filho rapidinho e só precisa ir na escola confirmar com a entrega da documentação”, comemora Elidiana.
Darcicleide tem dois irmãos alunos da Emef Letícia Soares de Santana, no bairro Santos Dumont. Ela conta que o processo de matrícula online foi um alívio para os responsáveis pelos alunos. “Nós não precisamos mais faltar trabalho, acordar de madrugada, ficar horas na fila debaixo de sol pra conseguir uma vaga. Agora, faz de casa mesmo. É muito mais prático e moderno”, conta Darcicleide.
Foto: André Moreira