Com estatísticas do primeiro quadrimestre de 2017, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mostra os primeiros resultados dos investimentos que vem realizando na promoção e melhoria na saúde do município. Os dados apontam o fim das filas de espera para cirurgias oftalmológicas. Somente nos primeiros quatro meses foram realizados cerca de 360 procedimentos.
“Assim que assumi a Secretaria de Saúde, detectamos inúmeros casos de pacientes com problemas oftalmológicos. Em apenas quatro meses zeramos a demanda para esse processo. Inclusive, mantivemos essa meta. Não temos nenhuma demanda reprimida, ou seja, não há filas de espera. Todo paciente que precisa de cirurgia oftalmológica, nós o encaminhamos para o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE), o qual contratualizamos, e eles realizam o procedimento necessário”, relatou o secretário da SMS, Enock Ribeiro.
Ainda segundo ele, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município realizam o procedimento inicial e podem encaminhar o paciente para o IOSE. “Em todos os postos de saúde os paciente recebem o atendimento de triagem e, quando detectado a necessidade de uma cirurgia oftalmológica, o paciente é encaminhado para fazer o procedimento cirúrgico. É importante destacar que se alguém tiver ou conhecer pacientes que tenham problemas relacionados à oftalmologia é só procurar sua unidade de saúde para passar por uma avaliação e, se necessário, realizar a cirurgia”, explicou.
Procedimentos Cirúrgicos
Dentre as cirurgias viabilizadas pelo município e realizadas pelo Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE) estão: calázio (cinco cirurgias), estrabismo (quatro), exerese de tumor de conjuntiva (oito), capsulotomia (32) e, as mais procuradas, Pterígio (141) e Catarata (169). Ao todo, 360 procedimentos cirúrgicos foram executados entre os meses de janeiro a abril deste ano.
Por Secom/Prefeitura de Socorro