Na manhã do ultimo sábado, 23, 20 pontos de vacinação foram preparados pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para receber e imunizar os gatos e cachorros acima de três meses, contra a raiva. O dia D de vacinação aconteceu das 8h às 13h, em pontos que estavam distribuídos em lugares estratégicos do município, para melhor atender os animais de Socorro.
A campanha de vacinação começou no início de outubro e encerrerá dia 16 de novembro. O calendário de vacinação com as localidades é divulgado semanalmente nas redes sociais da Prefeitura de Socorro. A vacinação contra a raiva ocorre anualmente e de acordo com o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, Socorro vacinou, apenas no dia D, 11.267 animais.
O secretário ressalta a importância de vacinar os animais contra a raiva. “Estamos dando a oportunidade dos socorrenses imunizar os animais e, assim, garantir a saúde e segurança de todos. Sabemos que a raiva é uma doença que tanto prejudica o animal como também é transmitida para o ser humano. Sendo assim, vacine os animais”, destaca o secretário.

Ao ficar sabendo do Dia D de vacinação, Dona Eliele Andrade, que reside no conjunto Fernando Collor, também aproveitou para vacinar quatro cachorros. “Todos os cachorros tem na faixa de sete a oito anos, e todos os anos eles recebem a vacinação contra a raiva. Aproveitei a campanha hoje e achei uma maravilha, vacinamos os animais e o atendimento foi nota mil”, disse Eliene Andrade.
A população do Marcos Freire II foi uma das 20 a participar do Dia D. Maria José da Silva, levou seis cachorros para receber a vacina hoje. Levou três e depois voltou para buscar os outros. “Vou em casa e volto para a fila da vacinação com todo prazer. Vacino os animais para evitar que eles fiquem doentes e transmitam essa doença para outros animais ou até mesmo para as pessoas”, destaca Maria José.
Há cinco dias, Simone Ferreira, moradora da Piabeta, pegou uma gata que ia ser atropelada próximo a casa em que mora, e começou a criar. Ela soube da vacinação e logo foi garantir a imunização do animal. “Meu esposo me avisou da vacinação e eu vim trazer essa gatinha que salvamos de um quase atropelamento. Garanti a vacinação contra a raiva, é a primeira que ela recebe, e agora que está morando com a minha família, vou cuidar como uma filha”, ressalta Simone Ferreira.
Por Secom | Socorro