A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), retomou, neste mês de setembro, o Projeto Viver, que tem como objetivo oferecer um envelhecimento ativo e saudável para os idosos do município. O projeto é desenvolvido com recursos federais, por meio do Ministério do Desenvolvimento, no Centro Cidadão Alcides Fontes, no Conjunto Jardim, e oferece desde aulas de dança até aulas sobre tecnologia.
O Projeto Viver foi trazido para Socorro em 2019 para otimizar oportunidades para pessoas idosas, no entanto, devido à pandemia, o projeto foi interrompido. Agora, as aulas estão sendo retomadas de forma presencial, com turmas reduzidas e seguindo todos os protocolos de saúde e segurança.
Segundo a coordenadora de Proteção Social Básica da Smas e responsável pelo Projeto Viver, Priscilla Mendonça, Nossa Senhora do Socorro é o único município de Sergipe que faz parte do projeto federal. “Nós recebemos os materiais para desenvolver esse projeto no município e reiniciamos as aulas com as turmas de Informática básica para idosos, além disso essa ação dispõe de diversos eixos, como tecnologia, arte, saúde e educação”, explicou.
Aline Tiara, coordenadora de Inclusão Produtiva da Smas e também responsável pelo Projeto Viver, explicou que os idosos do município que são atendidos pelo programa têm transporte para deslocamento até o Centro Cidadão e de volta.
Maria de Lurdes tem 64 anos e mora no Conjunto João Alves, ela faz parte da turma de Informática Básica. “Eu estou gostando muito das aulas, principalmente porque estou aprendendo a mexer um pouco com essas novas tecnologias. E essa é uma ótima oportunidade para sair de casa, depois de tanto tempo sem poder encontrar outras pessoas por causa da pandemia, então estou feliz de fazer parte desse projeto”, disse.
Por Secom Socorro