Uma das prioridades elencadas pelo prefeito Padre Inaldo, desde o início do ano, foi o seu comprometimento em investir e desenvolver a saúde do município de Nossa Senhora do Socorro. Fruto de um trabalho árduo e comprometido da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), diversas melhorias foram realizadas e os avanços podem ser notados em todos os setores da pasta.
“Desde os abastecimentos da logística até as reformas, ampliações e construções de unidades de saúde foram realizados fortes investimentos. Conseguimos avançar muito em 2017, inclusive quitamos todas as dívidas dos fornecedores e prestadores de serviços da administração anterior. E isso só foi possível devido à liberdade e à confiança depositada em nós pelo nosso gestor, Padre Inaldo”, relatou o secretário da SMS, Enock Ribeiro.
Ainda segundo ele, uma das aquisições mais importantes para a saúde do município foram as seis novas ambulâncias adquiridas com recursos próprios. “Quando assumi a secretaria, havia três ambulâncias sucateadas. Era um transtorno para transportar os pacientes, porque várias vezes elas quebravam no meio do caminho. Com muito esforço e trabalho, compramos seis novas ambulâncias com recursos próprios e ganhamos mais uma do Governo do Estado. Os pacientes agora têm condições dignas para se deslocarem”, afirmou.
Outro avanço expressivo para o município foi a implantação de programas de saúde que beneficiam diretamente os socorrenses. “Um deles é ‘O Melhor em Casa’, onde duas equipes multidisciplinares atendem pacientes vulneráveis em suas próprias casas. Isso gera uma comodidade muito grande para os usuários que não têm condições de se deslocar para um posto de saúde. Outro programa que implantamos foi o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Nele, quatro equipes foram distribuídas pelos postos de saúde do município e dão total suporte às equipes do Programa Saúde da Família (PSF)”, explicou o secretário.
Já no setor de cirurgias, a Secretaria Municipal de Saúde zerou a fila de espera para a realização de cirurgias de cataratas. “Dentro do município de Socorro não encontramos mais pacientes que estejam precisando realizar esse procedimento e que ainda não o fez. Somente neste ano de 2017, realizamos mais de 500 cirurgias, sendo que a maioria dos pacientes poderiam ficar cegos se não realizassem com urgência. Então demos prioridade para esses casos e conseguimos alcançar total eficácia e um resultado bastante positivo, pois zeramos a fila de espera”.
Segundo o prefeito Padre Inaldo, uma prioridade dentro da área da saúde são os profissionais que nela atuam. “Pegamos o município faltando 12 médicos nos postos de saúde e com compromisso e gestão estamos encerrando o ano com médicos em todas as unidades. Além disso, sabendo da importância dos profissionais e como forma de valorização, concedi um aumento de 7,58% a todos os funcionários efetivos do município”, destacou.
Investimentos Físicos
A Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal da Saúde, também realizou, somente neste ano, importantes investimentos com reformas, ampliações e construções de Unidades.
“Pegamos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com apenas 6% construída e estamos finalizando o ano com 85% da obra. Isso só foi possível, porque o prefeito teve determinação e, mesmo com as dificuldades, retomou essa obra tão importante para o município. Agora em março de 2018, estaremos inauguraremos a UPA que, sem dúvida, levará mais dignidade aos moradores daquela região”, ressaltou Enock.
Além da UPA, os investimentos da Prefeitura também foram aplicados nas Unidades Básicas de Saúde. “Uma das UBS que mais precisavam de reforma foi o Josafá Mota de Souza, localizado no Mutirão do conjunto João Alves. Nela, estamos realizando uma reforma e ampliação que vai praticamente dobrar de tamanho. Já no Novo Horizonte, estamos construindo do zero uma Unidade de Saúde. Nos dois locais, a comunidade é carente e necessita de uma atenção maior, de uma boa assistência médica. Quando estiverem prontas, agora em 2018, irão atender com mais dignidade os anseios da população”, disse o secretário relembrando as reformas realizadas nos Caps Janser Carlos e São Domingos Sávio.
Outra área da saúde que foi beneficiada pelos investimentos do município foi a Saúde Bucal, que agora conta com uma rede de odontologia montada, climatizada e bem estruturada para receber os usuários socorrenses. “Contratamos um técnico para realizar a manutenção de equipamentos médico-odontológicos, climatizamos e consertamos mais de 20 consultórios. Agora, estão todos prontos e adequados para atender todos os cidadãos socorrenses”, enfatizou.
Com o encerramento do ano, novos planos já foram pensados para a saúde continuar avançando no município. “Trabalhamos durante todo o ano em prol dos socorrenses e nosso objetivo é continuar servindo os usuários. A Secretaria de Saúde é porta aberta. Qualquer hora que o paciente necessitar do serviço, pode nos procurar que será bem atendido”, finalizou.
Por: Isadora Pinho