A atual gestão da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está focada em garantir que cada vez mais mulheres tenham acesso a serviços de qualidade. Diante disso, a administração municipal tem intensificado os atendimentos voltados para esse público, tendo em vista que é onde se concentra uma das maiores demandas. A gestão tem buscado programas e projetos que beneficiem as mulheres neste sentido, como a parceria com a Carreta do Hospital de Amor de Lagarto, estacionada na praça Getúlio Vargas, em frente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro Histórico da cidade. A unidade móvel oferece exames gratuitos de mamografia e Papanicolau até esta sexta-feira, dia 1º de agosto.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Adriana Menezes, quando a atual gestão assumiu, em janeiro deste ano, foram identificadas várias mulheres que estavam na fila para exames básicos, como exame de lâmina. A partir disso, foram feitos projetos para garantir a prestação desses serviços para as mulheres do município, como a parceria com a Carreta, a inclusão no programa ‘Opera Sergipe’, do Governo do Estado, além de outras ações.
“Dentro da linha de cuidado da saúde da mulher, existe o papel do município em garantir todos os exames preventivos, como mamografia, lâmina, ultrassonografia, além de médicos ginecologistas, clínico geral e todas as especialidades que são necessárias para acompanhamento clínico de uma mulher. Ainda tem a parte cirúrgica dentro da linha de cuidado, o qual foi ampliado dentro do programa ‘Opera’, detalhou Adriana.
Ainda segundo a gestora, os esforços em trazer esse tipo de programa para a cidade, mostra o empenho da gestão em melhorar os atendimento e garantir os serviços que não estavam sendo prestados. Ela conta que, de janeiro até agora, foram realizados mais de 276 mil atendimentos pela Atenção Básica no município.
“No âmbito desse cuidado preventivo, temos a Academia da Saúde e ações de alerta e conscientização. Outra ação importante desta gestão foram as ordens de serviços para a construção de novos equipamentos, o que consequentemente vai ampliar a oferta dos exames, por exemplo. Também contratamos mais clínicas e mais profissionais para poder garantir os cuidados. Ou seja, tudo isso vem transformando a realidade da Saúde no município”, completou Menezes.
Entre os atendimentos realizados pela Atenção Básica de Socorro, estão 2.110 exames de lâmina, 959 ultrassonografias mamárias, 1.755 ultrassonografias transvaginais e 572 mamografias. Apenas em junho deste ano, mais de 1.180 mulheres foram atendidas nos Centros de Especialidades Médicas, entre consultas e exames, que ficam localizadas no João Alves, Fernando Collor e Parque dos Faróis.
Atenção integral
A coordenadora da Saúde da Mulher do município, Rita de Cássia, conta que o setor possui um papel estratégico na garantia da atenção integral às mulheres da cidade, respeitando todas as fases de vida, não só enxergando como um acompanhamento ginecológico. “Diante dessa coordenação, foi criado um projeto de acolhimento e pertencimento, intitulado ‘Entre Elas’, reforçando a importância das mulheres se colocarem em primeiro plano em suas vidas e de realizar exames preventivos, entre outros. Já aproveito para deixar o convite para as mulheres fazerem seus exames preventivos, este é um ato de amor próprio”, declarou.
Natural de Nossa Senhora do Socorro, que mora no Centro Histórico do município, Irabel Santos, parabenizou a gestão por trazer os serviços para mais perto de sua casa. “Eu estava há muito tempo na fila de espera aguardando a mamografia e o exame de lâmina. Eu achei essa parceria com a Carreta maravilhosa. Por causa do meu horário de trabalho, às vezes não consigo ir até a Unidade Básica de Saúde. Foi uma ótima oportunidade para mim. Vejo que as coisas estão mudando, especialmente na saúde da mulher”, disse Irabel.