A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro inaugurou, nesta terça-feira, 30, a Sala do Empreendedor Manoel Prado Vasconcelos, localizada no Parque dos Faróis. Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) e o Sebrae Sergipe, o novo espaço foi concebido para fortalecer o ambiente de negócios e estimular o crescimento do empreendedorismo local. Com a entrega, Socorro se torna o segundo município de Sergipe a contar com duas Salas do Empreendedor, consolidando-se como referência no apoio às micro e pequenas empresas.
A sala tem como objetivo apoiar o empreendedor na formalização e na gestão de seu negócio de forma mais eficiente e competitiva. No espaço, comerciantes e microempreendedores encontram um atendimento completo, que inclui desde a formalização simplificada do MEI até orientações sobre obrigações fiscais, acesso a crédito e emissão de documentos essenciais, como CNPJ, certidões e notas fiscais. O espaço também irá oferecer capacitações por meio de palestras, oficinas e consultorias, além de apoio em processos como cadastro de fornecedores e registro de marca.
O momento da inauguração foi prestigiado por empresários e pela comunidade local, e foi conduzido pelo prefeito Samuel Carvalho. “Hoje é um grande dia aqui para o município de Socorro, fruto de uma parceria que deu certo, com o Sebrae, que tem feito um trabalho excelente ajudando os empreendedores e as microempresas a se desenvolverem cada vez mais”, declarou o gestor municipal.
Para o diretor técnico do Sebrae, Breno Barreto, no ato representando a superintendente Priscila Felizola, a inauguração é uma demonstração de compromisso da gestão municipal com a pauta. “Essa já é a segunda sala aberta em menos de um ano, e agora o Sebrae também estará aqui apoiando o empreendedorismo do Parque dos Faróis”. Ele pontuou ainda que a entidade foi responsável pelo treinamento da equipe, garantindo que todas as orientações sejam repassadas da melhor forma possível.”
O Parque dos Faróis foi escolhido para sediar a segunda Sala do Empreendedor visando ampliar o atendimento a uma nova região do município e facilitar o acesso aos empreendedores locais. “A gente tem hoje a Sala do Empreendedor Sadi Gitz, que fica localizada no Distrito Industrial, no Complexo Taiçoca. Só que, com estudo e um diagnóstico feito no comércio local, a gente encontrou aqui na região do Parque dos Faróis e Jardim, um número muito grande de informalidade, com os empreendedores precisando de orientação”, explicou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Carlos.
Serão quatro agentes de desenvolvimento disponíveis para atendimento, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. A sala fica localizada na Avenida Prefeito Humberto dos Santos, número 1442.
Empreendedorismo valorizado
A unidade foi bem recepcionada pelos empreendedores locais, que estiveram presentes na inauguração e já puderam conhecer um pouco dos serviços que agora serão ofertados próximos a suas empresas.
Raul Lima, empresário no ramo de Farmácia, afirmou que a iniciativa representa um avanço para a comunidade. “Uma ideia brilhante. O Sebrae é fantástico, incentiva os comerciantes, e a gente espera que o espaço seja utilizado para unificar os comerciantes, fazer projetos, aglutinar pessoas para evoluir, é isso que a gente espera, e que o prefeito tenha, realmente, essa fixa ideia de evoluir para o crescimento”, disse.
Homenagem
A Sala do Empreendedor recebeu o nome de Manoel Prado Vasconcelos, o “Reizinho”, que nasceu em 1905 e desde cedo se destacou como vendedor e empreendedor. Ao longo de sua trajetória, também atuou na política, sendo prefeito de Nossa Senhora do Socorro, gestão marcada pela implantação do sistema de água encanada no município, e posteriormente vice-governador de Sergipe durante o governo Lourival Baptista.
A homenagem emocionou familiares. O empresário Manoel Prado Vasconcelos Filho destacou a contribuição do pai, que além de sua atuação pública e empresarial, teve papel fundamental na formação do bairro onde a nova Sala está instalada.
“Esse momento representa muito, é motivo de orgulho e alegria para a família. Aqui, o Parque dos Faróis, é uma criação de meu pai. Eu e ele andávamos à cavalo por aqui, e em determinado momento, com o espírito empreendedor que sempre teve, ele resolveu fazer um loteamento. Convidou um sobrinho, que deu todo o projeto e escolheu o nome. De lá para cá o loteamento foi se desenvolvendo”, recordou o filho do homenageado.