Em reunião na manhã desta terça-feira (6), o prefeito Marcos Santana recebeu representantes da Fundação Abrinq para viabilizar parceria no combate à mortalidade infantil no município. O evento aconteceu no Centro Histórico, na sede de São Cristóvão, e contou também com a participação das secretárias de Assistência Social e do Trabalho, Fernanda Santana, e de Saúde, Joélia Silva Santos.
O prefeito reforçou a prioridade que as crianças e os adolescentes têm nesta gestão e destacou a contribuição que a parceria com a Fundação Abrinq pode oferecer na sistematização das ações que já vem sendo desenvolvidas pela administração municipal. “A participação no projeto será muito importante para nos ajudar a ter parâmetros na implantação das políticas públicas para o segmento. Também contribuirá para atender as demandas que nos são apresentadas diariamente”, frisou Marcos Santana.
Segundo a líder na área de Saúde da Fundação Abrinq, Márcia Cristina Thomazinho, o projeto busca também melhorar a saúde das gestantes, a partir de ações que envolvem a comunidade e o poder público. “A proposta é capacitar os profissionais da saúde em temáticas de pré-natal, sobrevivência infantil e aleitamento materno, por exemplo, e contribuir para fortalecer as iniciativas já existentes. À Prefeitura, cabe o papel de mobilizador e o compromisso com o projeto. A metodologia que aplicamos já nos levou a alcançar bons resultados na redução dos óbitos infantis por causas evitáveis.”
Intersetorialidade
Já a secretária de Assistência Social, Fernanda Santana, destacou a diretriz da atual gestão de desenvolver ações integradas, envolvendo educação, saúde, assistência e segurança alimentar no planejamento, elaboração e execução das políticas públicas para o setor. “As questões relacionadas às crianças e aos adolescentes não podem ser tratadas de maneira isolada, mas interligadas em todos os âmbitos de atuação da esfera pública e da sociedade organizada. A nossa proposta, inclusive, é criar um Comitê Gestor com a participação de todos os setores que atuam na área”, argumentou.
Para a secretária de Saúde, a parceria com a Abrinq para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde das gestantes se soma às ações preventivas e a intersetorialidade propostas pela gestão. “As nossas discussões, desde o Planejamento Plurianual (PPA), fortalecem a necessidade de trabalhar a intersetorialidade nas políticas públicas, possibilitando uma abordagem geral dos problemas sociais”, avaliou Joélia Santos.
Presença
Também estiveram presentes à reunião a diretora de Planejamento e Gestão da Secretaria de Assistência Social, Elaine Barroso; a coordenadora de Segurança Alimentar, Winne Fontes; a coordenadora do Ensino Fundamental II e do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), Aldira Beatriz de Siqueira- representando a secretária municipal de Educação, Andréa Hermínia; a diretora de Atenção Básica, Adilene Passos; e a nutricionista e técnica da área de Saúde da Abrinq, Cintia Cunha Otoni.
Por Ascom/Prefeitura de São Cristóvão