![](https://sergipemais.com.br/se/wp-content/uploads/2019/08/pos_4f835b43db4bf7ea07847e494e3172065d6002df50d4f7_50918420-1024x695.jpg)
Por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), a Prefeitura de São Cristóvão está realizando troca de lâmpadas na região da Várzea Grande. Foi iniciada nesta sexta-feira, 23, a troca de 50 pontos de iluminação de vapor sódio por vapor metálico, o que facilitará o acesso noturno ao local, contribuindo inclusive para aumentar a segurança de moradores e transeuntes.
Segundo informações do engenheiro responsável pelo setor de iluminação da Semsurb, Bruno da Hora, nos últimos dias, as equipes de iluminação realizaram atividades em diversos pontos da cidade. “Instalamos novos pontos de luz no loteamento São João, Parque Santa Rita, Arame II e parte da avenida Chesf, nas proximidades da Escola Ruth Dulce, numa área que precisava de novas instalações de lâmpadas. O trabalho é mesclando entre instalação de pontos novos e substituição de lâmpadas por materiais de maior resistência e iluminação”.
Para o morador da Várzea Grande, Luiz Roosevelt de Andrade, a troca das lâmpadas realizada no início desta semana já melhorou a visibilidade no local. “Certamente trouxe mais segurança para todos nós que moramos e trabalhamos aqui. Já tivemos casos de assalto na região porque antes estava escuro. As lâmpadas novas deixaram as ruas mais claras”, contou.
Nos próximos dias, a Semsurb vai direcionar os trabalhos de iluminação para a área de acesso aos condomínios da rua União, que fica nas proximidades da entrada do conjunto Eduardo Gomes, além de manutenção preventiva na avenida 24 de Outubro até a proximidade com a Praça da Bíblia.
Iluminar
O investimento em iluminação pública integra as políticas públicas da gestão. Segundo dados da Semsurb, São Cristóvão possui atualmente cadastrados na Energisa (concessionária estadual de energia) 9.011 pontos de iluminação. A atual gestão, por exemplo, já substituiu 2.200 lâmpadas por lâmpadas de led, e em 2018 investiu R$ 2.038.205,76 na melhoria da rede de iluminação pública da cidade (com manutenção e instalação de novos pontos). A prefeitura também implantou um sistema de georreferenciamento (placas com numeração e posição exata dos postes), que otimiza o tempo de manutenção das luminárias públicas, atendendo de forma mais eficiente as necessidades de cada bairro.
Vale pontuar que em 2019, o destaque na área de iluminação foi a revitalização de toda a parte elétrica da avenida João Bebe Água (que corta a área urbana). Ao todo foram implantadas 392 lâmpadas e feitas substituições de seis comandos de acionamento da iluminação, dos postes pétalas no canteiro da ciclovia da rodovia (nas imediações da Universidade Federal de Sergipe até a entrada do conjunto Eduardo Gomes). A obra teve valor estimado em R$ 161.158,00.
Por assessoria de imprensa