O melhor tratamento é a prevenção
Toda mulher deve ficar atenta a qualquer alteração suspeita que possa vir a ocorrer em seu corpo, principalmente na mama. A partir dos 40 anos de idade o exame de mamografia já é recomendado para diagnóstico prévio. O câncer de mama, quando detectado em fases iniciais, aumentam as chances de tratamento e cura em grande parte dos casos.
A recomendação no Brasil, desde 2015 é que: mulheres de 50 a 69 anos, façam uma mamografia a cada dois anos. Pensando nisso, durante os dias 12 e 13 de junho, o governo municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o programa Amigo do Peito, realizou exames de mamografia digital em uma unidade móvel instalada na Praça Polycarpo Diniz de Rezende (Praça dos Quiosques).
Com o agendamento prévio nos postos de saúde da cidade, as mulheres interessadas nos serviços puderem realizar o agendamento prévio dias antes, evitando transtornos ou filas. Foram realizados aproximadamente 160 exames de mamografia em mulheres do povoado e da sede do município, que serão encaminhados aos postos de saúde para que as pacientes procurem os médicos para verificação e diagnósticos. Sendo assim, as mulheres que apresentarem alguma alteração serão encaminhadas ao médico especialista para fazerem o tratamento devido.
“Fazer o exame aqui na cidade onde a gente mora com tanta facilidade foi ótimo. O exame não dói e é bem rápido. Parabenizo e agradeço a secretaria de saúde e principalmente ao prefeito Vino por este benefício”, afirma Geisa de Barros, uma das rosarenses que participou do Mutirão de Mamografia.
“Em seis meses de gestão, reforço a nossa atenção e esforços em promover a cidadania e melhorar a qualidade de vida de toda a população rosarense. Ações como esta de prevenção irão acontecer pontualmente ao longo da administração”, afirma o prefeito Vino Barreto.
Fonte: Secom/Prefeitura de Rosário do Catete