Incentivar e fortalecer a agricultura familiar. Essa é uma das prioridades da nova administração de Rosário do Catete. Foi com este objetivo que uma reunião entre técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) foi realizada no início deste mês.
Além dos técnicos da Prefeitura de Rosário do Catete e da Chesf, a reunião contou com a presença de dezenas de moradores da localidade Fazenda Comunitária. Durante o encontro, os moradores apresentaram as principais necessidades para a comunidade, como a realização de cursos profissionalizantes, educação ambiental e assistência técnica.
Reconhecendo a importância da promoção da educação ambiental, a Chesf contratou a empresa de consultoria Ecosis para estudar as principais demandas da comunidade, com base nas solicitações feitas pela Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Hélio dos Santos, a reunião que contou a presença de dezenas de moradores foi bastante produtiva.
“Foi uma reunião muito boa, com uma participação expressiva da comunidade, pois ficou definido que serão realizados treinamentos visando preparar e qualificar a comunidade para melhor explorar os recursos naturais. Com o apoio do prefeito Vino Barreto foi possível discutir as possibilidades para melhoria de vida dos moradores da Fazenda Comunitária. Eles opinaram e escolheram os temas que gostariam que fossem trabalhados. E numa parceria com a Chesf, a gestão municipal dará todo o apoio necessário para que a demanda da comunidade seja atendida”, explica Hélio Silva.
Para o prefeito Etelvino Barreto, a qualificação dos trabalhadores rurais é importante não apenas para fixa-los no campo, mas principalmente prepará-los para o mercado de trabalho.
“Essa é uma demanda dos moradores desta comunidade que será atendida nesta parceria com a Chesf. É importante que a comunidade rural tenha também acesso a cursos profissionalizantes, por que isso ajuda a qualificá-los e, ao mesmo tempo, prepará-los também para o mercado de trabalho. A nossa gestão não se preocupa apenas com a população urbana, mas também com a comunidade rural, que merece todo o nosso carinho e atenção”, salienta o prefeito.
Ficou definido que os treinamentos acontecerão a partir do mês de agosto, logo após a definição das datas e dos cursos selecionados, que deverão atender as áreas de educação, legislação ambiental, assistência técnica, capacitação, resgate cultural, articulação institucional e gerenciamento de renda. Os cursos deverão beneficiar mais de 30 famílias da Fazenda Comunitária.
O diretor de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Júlio César Melo Poderoso, também esteve presente na reunião.
Fonte: Secom/Prefeitura de Rosário do Catete