Devido ao aumento do número de reclamações sobre a presença de escorpiões nos domicílios, a Secretaria Municipal de Saúde, através das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, traz um informativo à população com os principais cuidados que devemos tomar para evitar acidentes com esses artrópodes.
As principais espécies de maior relevância encontradas no nosso estado são: Tityus stigmurus (escorpião amarelo do Nordeste), Tityus serrulatus (escorpião amarelo), sendo essa última a de maior ocorrência nas denúncias recebidas
Esse período chuvoso, os escorpiões buscam abrigo nas residências em busca de locais secos e também em buscas dos insetos que estão em maior quantidade nas casas nessa época. E é aí que ocorre maior chance de haver acidentes.
O que fazer para evitar acidentes?
MEDIDAS PREVENTIVAS
• LIMPEZA: Essa é a principal medida a ser tomada.
Mantenha limpo os quintais, depósitos e garagens, para evitar acúmulo de folhas secas, materiais como entulhos, telhas, madeiras, blocos, que servem de abrigo para os escorpiões.
Realizar a roçagem dos terrenos.
Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar a proliferação de baratas e outros insetos que servem de alimentos aos escorpiões.
• CUIDADO REDOBRADO DURANTE A NOITE
Por serem animais de hábitos noturnos, se movimentarem com muita velocidade e podem subir com facilidade em muitas superfícies, recomenda-se afastar berços e camas das paredes. Manter lençóis, cobertores e cortinas sem contato com o chão.
• REDES DE ESGOTO
Todos os acessos à rede de esgoto devem ser bloqueados por telas, manter tampado os ralos do banheiro quando não estiver em uso, principalmente ao entardecer. Também é importante rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas.
• DESINSETIZAÇÃO
Essa medida não é capaz de erradicar os escorpiões, mas pode ser bastante eficaz no controle e prevenção de acidentes, uma vez que pode eliminar os principais insetos que servem de alimentos para os escorpiões, a exemplo das baratas. Esse método é útil para ser aplicado nos estabelecimentos comerciais e prédios públicos.
DICAS:
• Antes de usar roupas, sapatos e toalhas, sacuda as peças para certificar que não tem algum escorpião escondido. Vale lembrar que os escorpiões não atacam, apenas reagem ao se sentirem ameaçados.
• Pequenos macacos, gansos e sapos atuam como predadores naturais.
• Ao manusear materiais de construção usar luvas de couro e calçados fechados.
ATENÇÃO!!!
• Em caso de acidentes, procure imediatamente atendimento médico
• Crianças e idosos são as que mais sofrem com as reações após a picada, devido as limitações do sistema imunológico. Redobre os cuidados!
• Os animais domésticos também estão vulneráveis aos acidentes com escorpiões. Caso isso aconteça, procure um Médico Veterinário para atendimento adequado.
• Nunca deve ser feito torniquete ou chupar o local da picada para tentar remover o veneno
• Caso seja possível, sem se expor a riscos, capture o animal e o leve junto com o paciente para onde será atendido.
Em caso de dúvidas, procure a Vigilância em Saúde do município para maiores informações.
Endereço: Av. João Diniz Resende, s/n. Conjunto Mutirão (Anexo ao Posto de Saúde Dr. José Edmar Mesquita).
EMAIL: smsrosariodocatete@gmail.com
TEL: 3274-1707
Por Secom/Rosário do Catete