A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro alcançou um marco significativo na área de assistência social. A Central de Atendimento Cadastro Único e Bolsa Família Ebe Albuquerque Lima, vinculada à Secretaria Municipal da Família, da Inclusão e da Assistência Social, zerou a demanda reprimida de visitas domiciliares para atualização cadastral, beneficiando 1.252 famílias que aguardavam há anos para regularizar a situação e ter acesso ao Bolsa Família e outros benefícios sociais.
De acordo com o secretário da Família, da Inclusão e da Assistência Social, Gledson Oliveira, essa foi uma das metas colocadas pelo prefeito Samuel Carvalho para o início da gestão e, agora, o movimento é ampliar o número de beneficiados. “Isso traz dignidade para as famílias e renda para o município, já que o direito das famílias foi realmente reconhecido. Inclusive, no mês de fevereiro, além de todas as famílias que nós conseguimos fazer as visitas domiciliares e poder resolver a questão dos cadastros que estavam bloqueados, nós conseguimos ampliar ainda mais com mais de 243 famílias que foram inseridas no CadÚnico”, admitiu.
Para enfrentar o desafio, foi montada uma força-tarefa com quatro equipes atuando em dois turnos — manhã e tarde — durante aproximadamente 45 dias. No total, foram realizadas 522 visitas por meio da equipe de Busca Ativa e outras 710 por técnicos especializados. “Nossas vans não pararam durante esse período. Conseguimos atingir essa marca histórica graças à dedicação das equipes que foram de casa em casa para garantir que as famílias tivessem seus cadastros atualizados”, destacou Sandra.
Dentre as regiões, o Complexo Taiçoca concentrou o maior número de famílias visitadas, com um total de 803 atendimentos. Em seguida, apareceram os bairros Marcos Freire II, com 169 visitas, Parque dos Faróis, com 168, e João Alves, com 132.
Impacto na vida das famílias
Com a regularização dos cadastros, as famílias puderam retomar ou iniciar o recebimento do Bolsa Família e de outros benefícios sociais, como tarifa social de energia elétrica e carteira do idoso. “Em março, mais de 200 famílias já foram contempladas após a atualização cadastral. Para muitas delas, o Bolsa Família é a principal fonte de renda”, reforçou a coordenadora do CadÚnico e Bolsa Família em Socorro, Sandra Magna Resende.
Atualmente, Nossa Senhora do Socorro conta com 57.414 famílias cadastradas no CadÚnico e 33.059 beneficiárias do Bolsa Família, de acordo com o relatório mais recente, datado de 17 de março de 2025.
Assistência que transforma vidas
Para Sandra Magna, o resultado desse trabalho representa um novo momento para a assistência social no município. “Conseguimos levar dignidade para essas famílias, que muitas vezes vivem na linha da pobreza e dependem desse benefício para sobreviver. É uma marca histórica para o município, que demonstra o comprometimento da gestão em garantir que as políticas públicas cheguem a quem realmente precisa”, destacou.
Ela ainda reforçou a importância de manter o cadastro atualizado. “A orientação é para que as famílias procurem nossa central ou os CRAS, para verificar a situação do cadastro e atualizar as informações. Muitas vezes, uma simples atualização, como a troca de escola de uma criança, pode impactar diretamente no desbloqueio ou na continuidade do benefício”, explicou.
A Central de Atendimento do CadÚnico e Bolsa Família funciona no bairro João Alves, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Já os cinco CRAS espalhados pelo município atendem até as 14h.
Por Assessoria de Imprensa