A prefeitura de Japaratuba, através da Secretaria de Saúde, realizou hoje, (31), na unidade de saúde do Povoado São José, evento alusivo ao Outubro Rosa e Novembro Azul, meses colorido de mobilizações mundiais para prevenir o câncer de mama e o câncer da próstata.
Na ocasião, foram ministradas palestras pela Dra.Sarama Camilo e pela enfermeira Ana Cláudia Oliveira.
O evento contou com a participação do Secretário de Saúde, Manuel Batista (Ninho da Saúde), a Coordenadora da UBS Maria Lurdes dos Santos, Neide Nobre, agentes comunitários de saúde e equipe técnica do povoado São José.
“Junto com a Secretaria de Saúde e toda a nossa equipe, realizamos um grande evento para os nossos munícipes sobre a prevenção e conscientização das pessoas contra o câncer de mama e o câncer da próstata”, destacou Ninho.
O secretário aproveitou para ressaltar o sucesso do evento denominado “Dia D”, que ocorreu no último sábado. “Foi um show a participação das pessoas do nosso município, isso mostra que estamos no caminho certo, que é cuidar bem da nossa gente. Quero agradecer mais uma vez a nossa prefeita pela confiança depositada em nós. Temos a missão de trabalhar na secretaria que cuida do bem maior que nós temos que é a nossa saúde. Um agradecimento especial a toda a equipe de saúde pela dedicação e pelo empenho, vamos juntos fazer com que as pessoas de Japaratuba tenham uma saúde cada vez melhor”, concluiu Ninho.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
O câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o mais comum entre os homens. A doença demora a se manifestar e suas causas ainda são desconhecidas, daí a importância dos exames preventivos. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens comecem a fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos de idade, uma vez por ano.
Secom/Japaratuba