Com o objetivo de combater a depressão, a Prefeitura de Japaratuba, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, realizarão neste mês a I campanha de Defesa da Vida, Valorize a Vida “Ela é Preciosa”.
Segundo o Secretário de Saúde, Manuel Batista (Ninho da Saúde), a ação visa combater principalmente a depressão e o suicídio, uma vez que, essa doença tem afetado muitas pessoas.
“As equipe das USFs – Unidade da Saúde da Família – estarão realizando ações para combater, prevenir e orientar as famílias de um modo geral sobre o que a depressão pode causar no meio da sociedade”, esclareceu Ninho.
Essa campanha vem com o objetivo de combater, alertar, prevenir e conscientizar as famílias e a sociedade de um modo geral sobre as causas e consequências que a depressão pode causar na vida de um ser humano.
“Temos visto que muitas pessoas que já foram vítimas dessa doença e que hoje enfrentam grande dificuldade em combatê-la, pois a depressão não é ‘frescura’, como muita gente fala, ela é uma doença que causa morte, tanto como qualquer outra doença se não for detida a tempo”, disse a Coordenadora do NASF, Norma Andrade.
Romper o tabu
Havia um conceito de que o suicídio não poderia se falar porque seria uma forma de incentivo, no entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a orientação pode salvar vidas.
“Por meio da conscientização que iremos realizar nas escolas, a população ficará atenta e conseguirá identificar quem precisa de ajuda. Com apoio certo 90% dos casos podem ser prevenidos”, ressaltou a coordenadora do Mais Educação, Hélia Cristina.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Amanda Santos, a intenção é dar uma sacudida nestes medos e tabus.
“Queremos que as pessoas nos procurem porque estamos capacitados a fornecer a ajuda de que ela precisa”, afirmou Amanda.
Também participou das discussões de elaboração da campanha o diretor de administração financeira da Semed, Flávio Hora.
Por Secom/Prefeitura de Japaratuba