Em uma época onde o desemprego bate récorde em todo o país e os números de trabalhadores adaptando-se ao mercado informal cresce de forma continua, a Prefeitura de Estância, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, tem trabalhado para proporcionar mais conhecimentos e capacitar os munícipes para o empreendedorismo. Dentro desta dinâmica, equipes da Secretaria da Cultura e Turismo, bem como servidores da sala do empreendedor, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, estiveram na manhã da última terça-feira20, reunidos com a associação dos moradores da Praia do Abais com o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar as vantagens do cidadão de optar pelo MEI, micro empreendedor individual.
“Esse encontro de hoje foi fruto da reunião que tivemos aqui na praia com o prefeito em exercício, André Graça, na semana passada, oportunidade onde foi debatido algumas ações para melhoria da região e proposto a continuidade das discussões com a presença de outras secretarias que fazem o poder público municipal. Por isso, hoje fomos até a região para ouvir a comunidade e também apresentar a eles alguns dos serviços que estão disponíveis e podem ser utilizados por eles”, disse a secretária da Comunicação Social, Laisa Sobral.
“Foi uma reunião importante onde pudemos fazer uma explanação sobre a importância de formalização dos empreendimentos, saindo do CPF para o CNPJ, bem como, apresentado a eles os benefícios e todos os serviços que a Sala do Empreendedor pode oferecer. Tiramos dúvidas sobre o parcelamento das dívidas e sobre a própria criação dos CNPJ’s”, disse Karina, coordenadora da Sala do Empreendedor.
O secretário adjunto da Cultura e Turismo, Alan Alberto, lamentou que a programação de atividades e ações para o litoral tenha sido prejudicada por conta da pandemia e destacou que enquanto não se pode fazer o que foi programado, a Prefeitura esta tentando neste momento organizar a cadeia produtiva e profissionalizar os atores que fazem o turismo litorâneo.
“Esse trabalho tem como objetivo desenvolver a qualidade de vida da comunidade para que o turismo seja melhor absorvido pelos visitantes. Esse é o terceiro encontro que fazemos no Abais este ano. Tínhamos previsto muitas ações ligadas a infraestrutura, qualificação e promoção para o turismo, mas por conta da Covid toda a programação foi alterada, por isso, essas ações de melhoria da qualidade dos serviços”, disse.
A comunidade do Abais aproveitou a presença do poder público municipal para listar algumas demandas na área dos serviços urbanos e do desporto, reivindicações que foram prontamente anotadas para que adoção das medidas cabíveis.
A presença “in loco” do poder público na região terá continuidade e faz parte de um projeto para melhoria do turismo e da vida da população local.
Os encontros entre comunidade e gestão fazem parte da programação de ações promovidas pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo desde o final do ano passado e tem como objetivo aproximar as partes para que a população da praia tenha maior acesso aos serviços da gestão, sempre com foco na melhoria das localidades turísticas.
A reunião contou com a presença de servidores da secretaria da Comunicação, Juventude e Desporto, Cultura e Turismo e Desenvolvimento Econômico, além do vereador Jorginho da Praia, da Presidência da Associação e moradores da região litorânea.
Por Secom/Estância