
Este ano, o Programa Estadual de Ensino em Integral será ofertado em 42 unidades escolares da rede estadual, em todas os territórios sergipanos, gerando novas vagas nesta modalidade de ensino
Em reunião administrativa realizada nesta segunda-feira, 29, o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, discutiu com a prefeita municipal de Capela, Silvany Sukita, a implantação do ensino integral no Colégio Estadual “Edélzio Vieira de Melo”, maior escola de ensino médio do município de Capela que, por sua vez, concentra a maior matrícula da rede estadual no Território Leste Sergipano, região também conhecida como Vale do Continguiba.
Durante o encontro, a prefeita Silvany Sukita, acompanhada da gestora escolar do “Edélzio Vieira de Melo”, professora Edilânia da Silva Souza, manifestou ao secretário Jorge Carvalho o apoio irrestrito da administração municipal de Capela ao Governo de Sergipe, quanto à implantação gradativa do Programa Estadual de Ensino Integral no município. “Viemos reafirmar nosso apoio a proposta da Seed de levar o ensino integral aos estudantes da rede estadual no município por acreditarmos nos benefícios que este modelo de ensino traz para os alunos”, destacou, a prefeita de Capela.
Segundo o secretário Jorge Carvalho, para o ano letivo 2018, a expansão do Programa Estadual de Ensino Integral e sua abrangência no território sergipano serão ainda maiores que em 2017. Isso porque além dos 17 centros de excelência que já ofertam o ensino integral, mais 25 colégios estaduais, em todas as regiões do Estado, iniciam este ano a implementação da oferta de Educação Integral para os alunos do ensino médio.
Com isso, explica o secretário de Educação, a previsão do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral (Ngeti/Seed) é de que 9.000 estudantes estejam matriculados e cursando a última etapa da educação básica no modelo integral de ensino em colégios públicos estaduais, o que representa um aumento de matrículas nesta modalidade de ensino de 276%, quando comparado com os números registrados no ano passado.
Leste Sergipano
As unidades da rede que já integram o Programa Estadual de Ensino Integral – Escola Educa Mais, aderiram a este modelo de ensino por meio de decisão colegiada de seus Conselhos Escolares, após terem sido previamente selecionadas pela Seed e consideradas aptas a participar. A partir da adesão ao Programa, os colégios estaduais passam a ser denominados Centros de Excelência.
Com isso, o Território Leste Sergipano terá este ano cinco Centros de Excelência, localizados nos municípios de Maruim (Colégio Estadual Dr. Alcebíades Pereira), Rosário do Catete (Colégio Estadual Leandro Maciel), Siriri (Colégio Estadual Coronel José Joaquim Barbosa), Divina Pastora (Colégio Estadual Dr. João de Melo Prado) e em Capela (Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo).
Por Lucas Silva