Em Canindé de São Francisco, a Prefeitura, através da Superintendência de Transportes e Trânsito Municipal (SMTT) está participando do movimento Maio Amarelo, uma campanha de sensibilização nacional coordenada por instituições públicas e privadas, criada com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o altíssimo índice de acidentes com vítimas fatais ou gravemente mutiladas. A Secretaria Municipal de Educação também participa desta ação.
O Ministério da Saúde revela quão alarmante é a situação. Em 2015, as estatísticas oficias do governo federal contabilizaram 37.306 mortes decorrente de acidentes de trânsito e 204 mil feridos hospitalizados. Sergipe registrou neste mesmo ano 546 vítimas fatais. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil apresenta uma taxa de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes, o quarto pior resultado em todo o continente americano, ficando atrás de Belize, República Dominica e Venezuela. Anualmente, estima a OMS, cerca de um milhão de pessoas morrem, no mundo todo, em decorrência de acidentes no trânsito.
Segundo o superintendente da SMTT de Canindé, José Nixon Dias Matias, para atingir ao máximo o objetivo, o departamento de trânsito está realizando a campanha nas principais avenidas da cidade e nas escolas do município. “Ontem visitamos a escola municipal Santa Luzia, onde promovemos uma excelente palestra para os alunos. Atendendo ao nosso convite, o subtenente Carlos Alves, da polícia militar de Sergipe, passou importantes informações sobre como, enquanto cidadãos, podemos contribuir para a redução das mortes e invalidez por acidentes de trânsito. Afinal, é a falta de educação no trânsito que provoca essa terrível estatística nacional”, observou o superintendente José Nixon. Ele ainda fez questão de ressaltar a participação do Detran/SE e o apoio do 4º Batalhão da PM de Canindé para o sucesso da ação.
Até o final do mês, agentes e funcionário da SMTT vão conscientizar os condutores, com mais ênfase para os motociclistas, sobre os cuidados que devem ser tomados para diminuir a alta taxa de mortes e mutilações decorrentes de acidentes. Todas as escolas do município também serão visitadas ainda neste mês.
Fonte: Secom/Prefeitura de Canindé do São Francisco