O Dia Mundial sem Tabaco é lembrado hoje, 31/5, e a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou como tema da campanha deste ano “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento” que faz um alerta sobre os danos causados não apenas a saúde pública, mas ao meio ambiente. A proposta da campanha consiste em um apelo aos países-membros para que implementem medidas consistentes de controle do tabaco, incluindo a proibição de todo tipo de marketing e publicidade relacionados ao assunto, a adoção de embalagens simples para os produtos e o aumento de impostos especiais voltados para o setor.
A Secretaria Municipal de Saúde do município de Boquim/SE, através dos Departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, executa ações para controlar o tabagismo, desde o ano de 2009, com a implantação do Programa de Abordagem e Tratamento do Tabagismo, com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. O programa viabiliza o acesso aos pacientes dos métodos eficazes para tratamento, conforme a classificação do nível de dependência da nicotina realizado através do Teste de Fagerstrom. Os pacientes são atendidos de forma individual e em grupo através de reuniões estruturadas com acompanhamento de profissionais capacitados, e quando necessário é utilizado o apoio medicamentoso. O período do tratamento é em média de seis meses, podendo variar de acordo com a evolução de cada paciente.
Os interessados a participarem do programa devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar, no setor de Vigilância em Saúde ou nas Unidades Básicas de Saúde no horário das 8h às 12h e das 14h as 16h de segunda a sexta-feira, para realizar o cadastro e iniciar o tratamento.
Fonte: ASCOM/PMB