Com o objetivo de diminuir as complicações visuais no diabético, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta o exame de mapeamento de retinopatia diabética nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
De acordo com a área técnica do Programa de Diabetes da SMS, Lucimara Santos, é preciso reforçar a conscientização da população quanto à importância da avaliação preventiva das complicações que o diabetes pode causar.
“A retinopatia diabética é detectada através de um exame preventivo que avalia o fundo do olho da pessoa diabética. Todo paciente diabético deve, pelo menos uma vez por ano, realizar este exame que, de fato, requer atenção, uma vez que a perda da visão acomete muitos diabéticos, e uma das consequências do diabetes não tratado é a retinopatia diabética, ou seja, a possibilidade da cegueira”, explica Lucimara.
Fluxo de atendimento
O serviço é ofertado rotineiramente no SUS de Aracaju, através das Unidades Básicas de Saúde. Uma vez diagnosticados, os diabéticos devem agendar anualmente na própria Unidade de referência, pelo enfermeiro ou médico que atendeu a solicitação do exame.
“O diabético já diagnosticado, deverá marcar na recepção da Unidade, a realização do exame nos consultórios credenciados, ou com as equipes prestadoras de serviço do Hospital de Olhos de Sergipe e Hospital São José, que realizam o exame de mapeamento de retinopatia para os usuários diabéticos em qualquer faixa etária”, enfatiza a área técnica.
Lucimara ressalta que este exame é preventivo, e é de fundamental importância porque consegue reduzir muito a chance de evolução para a cegueira. “Os pacientes precisam ser tratados e acompanhados. O diabetes é uma epidemia global e precisa de atenção”, orienta.
Fonte: AAN