A paisagem surgida nas ruas do bairro Coqueiral, zona Norte da cidade, a partir da obra estruturante executada pela Prefeitura de Aracaju, só comprova o momento de efetiva reconstrução da infraestrutura da capital e aponta os caminhos para reconquistar o título de cidade da qualidade de vida. No caso desta obra tão aguardada pelos moradores do bairro, os recursos totalizam aproximadamente R$ 6,1 milhões, conveniados com o Governo Federal, e beneficiam 23 ruas com em infraestrutura e saneamento básico.
O projeto inclui terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação, esgotamento sanitário, abastecimento de água, contenção de encostas e implantação de passeios. Está sendo construído também um equipamento viário, que vai facilitar o trânsito para quem quiser acessar a avenida Paulo Figueiredo. Com isto, a mobilidade será ampliada e serviços públicos, que até pouco tempo não chegavam até a parte mais alta do local, serão viabilizados.
Com várias frentes de trabalho distribuídas em fases diferentes, mas que dão celeridade aos serviços, algumas vias já começam a receber as primeiras camadas de pavimentação, tornando o local quase irreconhecível se comparado com o cenário de alguns meses atrás. Cerca de 50 operários, além de máquinas pesadas, realizam intervenções nas ruas, e a medida que os serviços subterrâneos vão sendo concluídos começam a serem criadas a sub-base e base para composição do piso asfáltico.
Marcada por rigor técnico desde que foi retomada, a obra está dentro do cronograma estipulado e segue bastante adiantada. De acordo com Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a meta é adiantar as ações antes do período chuvoso. “Como este ano teremos o fenômeno climático chamado de ‘El Niño’, buscaremos acelerar um pouco mais a obra. Assim, estamos trabalhando para continuar pavimentando as ruas onde as redes de drenagem e esgotamento sanitário estejam completamente finalizadas e noutras construindo as encostas que dão equilíbrio entre os locais urbanizados e o morro”, revela Ferrari, acrescentando que mantém fiscais da Emurb diariamente vistoriando as ações.
Agência Aracaju de Noticias