
A Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirma o primeiro caso positivo da Covid-19 no município. Trata-se de uma criança de apenas 6 anos de idade.
Em relação ao caso em questão, a criança não passou pelas unidades de atendimento do município, a referida estava juntamente com seus pais na cidade de Aracaju, desde a última quarta-feira (22/04).
Devido apresentar sintomas gripais, os pais decidiram levar a criança ao médico (Otorrino) que já faz acompanhamento de rotina, e durante a consultar o médico solicitou aos genitores que levasse a criança para fazer o teste da Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco (UPA). Chegando à referida UPA, a criança realizou a coleta (SWAB) que foi encaminhada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (LACEN/SE). No dia 27/04 o resultado foi divulgado, sendo positivo.
A Secretaria Municipal de Saúde, ESCLARECE que, logo que tomou conhecimento das informações publicadas nas redes sociais de forma não oficial, entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, setor de Notificação para casos da Covid-19, para confirmar a veracidade dos fatos.
A Secretaria Municipal de Saúde informa a população canindeense, que até o momento da publicação do Boletim Local da Covid-19, feito por volta das 21h do dia 27/04, não recebeu NENHUMA comunicação oficial por parte da Secretaria de Estado da Saúde em relação ao caso citado. Fato esse que contribuiu para criar um desencontro de informação, causando desnecessariamente, um “pânico” na sociedade.
A Secretaria Municipal de Saúde informa, que já entrou em contato com os genitores da criança, onde os mesmos informaram que vão permanecer na cidade de Aracaju, seguindo as orientações necessárias dos profissionais responsáveis para isolamento domiciliar. Por fim, informa também, que acompanhará o caso e dará toda à assistência possível para a criança e sua família.
Prefeitura de Canindé de São Francisco