O prefeito Marcos Santana se reuniu na manhã desta quarta-feira, 13, com o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, na sede do órgão, em Aracaju. A reunião teve como objetivo central reforçar a solicitação da doação pela Secretaria Estadual de Saúde de parte dos equipamentos a ser utilizada na Urgência 24h, no conjunto Eduardo Gomes, que está em fase de reestruturação para reabertura. Também participaram do encontro a secretária de Saúde de São Cristóvão, Joélia Silva Santos, e o deputado estadual Francisco Gualberto (PT).
O gestor municipal falou sobre a importância da reabertura da Urgência 24h para a cidade e para a população sancristovense, especialmente a do Grande Rosa Elze. “É uma demanda da comunidade que estamos trabalhando, diuturnamente, para atender, pois compreendemos a necessidade de a unidade ser reaberta e o serviço realizado em sua plenitude, oferecendo todo o respaldo necessário na área. Estamos construindo as condições para acolher dignamente os sancristovenses”, pontuou.
O secretário Almeida Lima falou sobre a integração entre as esferas institucionais para trazer avanços à gestão pública, especialmente na área da saúde. “O Sistema Único de Saúde (SUS) envolve os três níveis de governo- União, estados e municípios-, e por conta disso requer uma interação efetiva, e não apenas no papel. Aqui, nós estado e municípios, estão os problemas demandados pela população. E, quando um ente federado nos procura, o Estado deve cumprir a filosofia do SUS, de ser universal e integralizado”, avaliou.
Segundo a secretária Joélia Santos, parte dos equipamentos da Urgência 24h será doação da Secretaria Estadual de Saúde, e parte decorrente de processos de adesão à Ata de Registro de Preços do próprio Ministério da Saúde. “Estamos trabalhando para entregarmos o quanto antes a unidade à população. Todos estão envolvidos para que isto aconteça na maior rapidez possível”, informou.
Ainda de acordo com a secretária, o local ficará pronto para atender em média 250 pessoas por dia. “A Urgência 24h do Eduardo Gomes foi concebida, em sua fundação, para pequenas complexidades, porém, estaremos oferecendo atendimentos em sala de estabilização para dois pacientes, o que significa ter um atendimento inicial que se assemelha a uma mini-UTI, em casos como um AVC (Acidente Vascular Cerebral), IAM (Infarto Agudo do Miocárdio). Esses pacientes poderão aguardar com a devida segurança a remoção para um leito de maior suporte em hospital especializado.”
As obras de infraestrutura para reabertura da Urgência 24h, no conjunto Eduardo Gomes, avançam. Paralelo às mudanças físicas, estão sendo viabilizados os procedimentos padrões operacionais para a reabertura da unidade. Entre os quais estão a elaboração das fichas de atendimento, de solicitação de exames e de pedidos de materiais, cronograma de treinamento, guia de transferência e regimento interno de enfermagem. Todo o processo vem acontecendo sob os cuidados das secretarias municipais de Infraestrutura e de Saúde.
Por Jaíme Neto