Na abertura do evento o conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo comentou que o encontro técnico foi motivado pela série de inovações que vêm sendo desenvolvidas pela Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT). “O Tribunal de Contas está se modernizando para oferecer serviços melhores aos jurisdicionados”, afirmou.
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, realizou na manhã desta sexta-feira (18), a reinauguração da Unidade de Saúde da Família Sinval José de Oliveira, no Loteamento Lauro Rocha, sede do município. A unidade passou por uma completa reforma, que incluiu a construção de três novos espaços, adaptação para acessibilidade, serviços nas partes elétrica e hidráulica, aplicação de revestimento, criação de um local adequado à coleta do lixo, mudanças no piso e forro, pintura e reestruturação da área de acolhimento aos servidores, atendendo todas as especificidades técnicas da área de saúde. O valor da obra foi de cerca de R$ 130.000,00.
Além do gestor sancristovense, o ato de reinauguração contou com as presenças do vice-prefeito, Adilson Junior, dos vereadores Irmão Gibson, Vanderlan Nego e Edson Pereira, do frei Sérgio Anselmo, de Lucas Oliveira- filho de Sinval José de Oliveira, morador da região homenageado com o nome da unidade-, além de secretários municipais e da população em geral.
Emocionado, o prefeito Marcos Santana falou sobre a importância das reformas feitas na unidade de saúde, entregando à população um espaço reestruturado, com as condições necessárias a um atendimento acolhedor e digno.
“A qualidade que encontramos nesta obra é o retrato de um tempo novo que estamos vivenciando em São Cristóvão. Um tempo de atitudes novas, de solidariedade, de respeito às pessoas, ao dinheiro público, ao patrimônio, à cidade. assou a época em que o sancristovense era desrespeitado. Estamos trabalhando todos os dias, cada minuto, para construirmos um tempo novo na nossa cidade, porque a população sancristovense tem que ser feliz. Meu maior combustível, o que me move, é fazer uma administração que nos permita colher sorrisos, que faça o nosso povo se orgulhar de morar na quarta cidade mais antiga do Brasil, a nossa querida São Cristóvão”, frisou o prefeito.
Atendimento humanizado
A secretária municipal de Saúde, Joélia Silva Santos, agradeceu o empenho de todos os envolvidos no processo e destacou a importância de garantir as condições necessárias a um atendimento digno e qualificado para a população. “É com imensa satisfação que estamos reinaugurando esta unidade, entregando à população um espaço de qPualidade, pensado para oferecer um atendimento cada vez melhor. A cada funcionário que trabalhará aqui peço que acolha a comunidade, humanize o trato com as pessoas, porque a metade das doenças está no psique, no coração angustiado. Gostaria de solicitar também que nos demos as mãos para que juntos possamos fazer a diferença; e que cuidemos deste espaço como um patrimônio de todos nós”, pontuou a secretária.
Espaço que agora oferece as condições necessárias para melhor cuidar da população local. É o que explicou o secretário municipal de Obras, Thiago Souza, que destacou as mudanças realizadas na unidade. “Fizemos um reforma completa, desde as instalações elétricas até a pintura. Apesar de não ser um espaço muito grande, é extremamente acolhedor e adequado ao atendimento, inclusive, com todas as determinações técnicas exigidas pela área de saúde. Estamos felizes em poder oferecer esse benefício à comunidade”.
A unidade tem agora um consultório médico, um odontológico, uma sala de enfermagem, um Centro de Medicamento Esterilizado (CME), recepção, três banheiros– um deles para pessoas com deficiência-, copa, cozinha, espaço de acolhimento aos servidores, rampa de acessibilidade e local específico para lixo.
Uma nova realidade comemorada pela população. “É uma obra muito importante para os moradores da região. A unidade está diferente: mais bonita, acolhedora e organizada”, comemorou a aposentada Acácia dos Santos, uma das primeiras moradoras do Loteamento Lauro Rocha. Acácia dos Santos é viúva de Mestre Rindú, uma das referências da cultura sancristovense. Ela hoje assume a coordenação do grupo Caceteiras de Mestre Rindú.
Por Jaíme Neto