O prefeito Marcos Santana se encontrou no início da tarde desta segunda-feira (05), na Praça São Francisco, com 15 alunos da Escola Estadual Elísio Carmelo participantes do Pré-universitário SEED, aprovados em universidades do estado, para o ano de 2018. Ao todo foram 24 aprovações na sede do município.
Na oportunidade, o prefeito ouviu várias histórias e fez questão de parabenizar individualmente cada um dos alunos pela conquista. “Fico muito orgulhoso de cada um de vocês. É preciso propagar esta conquista. Eu estudei em escola pública e sei dos desafios que temos que enfrentar. Estou muito satisfeito com o desempenho de vocês, espero que possam contribuir com a cidade, inclusive politicamente”, destacou.
Aprovada em Relações Internacionais na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Maria Rafaela Araújo Alves (17), contou sobre as dificuldades encontradas, e comemorou a conquista da aprovação. “Não foi um ano fácil, enfrentamos algumas dificuldades. Nossos pais tiveram que abdicar de muitas coisas para que pudéssemos estar aqui hoje comemorando. Mas tudo valeu a pena, tivemos apoio em casa, dos nossos colegas e da professora Andrea, que acreditou na gente e disse que tínhamos condições de passar”.
Quanto à escolha do curso, Rafaela destacou o interesse por novas culturas. “Sempre gostei de idiomas e de conhecer novos lugares com suas diferenças e peculiaridades. Além disso, desejo muito trabalhar com direitos humanos”, falou.
Já para o estudante João Pedro Freire (17), aprovado em Design Gráfico, o curso é a oportunidade de aperfeiçoar aptidões e conhecer mais sobre a área que ele já gosta. “Já produzo vídeos e faço fotos, tenho intimidade com as questões de tecnologia e novas mídias. A escolha do curso foi natural, não precisei pensar muito para saber que estava ligado a área de comunicação”.
Aprovados nos mais variados cursos, os alunos sancristovenses comungam, histórias de trabalho, esforço, dedicação e o sonho de muito sucesso profissional. “Apesar dos obstáculos, descobrimos a nossa força interior. Esperamos servir de exemplo para que os demais alunos também acreditem que podem conquistar como nós conquistamos. Particularmente espero através da minha formação poder contribuir com a nossa cidade”, destacou Ayla Emanuelly Ferreira Prado (19), aprovada em medicina veterinária.
A professora de Língua portuguesa e coordenadora municipal do Pré-Universitário SEED, Andrea Lima, destacou a importância do trabalho que foi realizado com os alunos para o aumento no número de aprovados que mais que dobrou se comparado com o ano de 2017. “Trabalhamos durante este período na construção diária de produções de texto, além da troca de conhecimentos entre os alunos. Quando lidamos com adolescentes, é preciso muito mais que somente a aula, para que o trabalho seja vitorioso é preciso conversar, entender, dar uma palavra amiga,” pontuou.
Estiveram no encontro com o prefeito: Natanael de Jesus Santos (19), João Pedro dos Santos Fontes (17), João Paulo Freire (18), José Lucas de Jesus Santos (18), Ayla Emanuelly Ferreira Prado (19), Laiz Layla Santos de Carvalho (17), Maria Rafael Araújo Alves (17), Mylena Cristina Alves dos Santos, Fábio José Santos (18), Ana Luísa Santos Passos (18), Lídia Talita de Alcântara Matos (19), Veronica dos Santos (18), Letícia Marceli Santos (17) e a professora Andrea Lima.
Ascom/Prefeitura de São Cristóvão