A mobilidade de idosos e de deficientes ganhou mais um incentivo na manhã desta segunda-feira (19), com a distribuição de cartões de acessibilidade para estacionamentos. O prefeito Marcos Santana participou da entrega e ressaltou o trabalho da SMTT do município, que busca garantir acessibilidade a todos os sancristovenses.
“Estamos, aos poucos, organizando a atuação da SMTT. O órgão tem 20 anos e é a primeira vez que a gente garante um direito para os idosos, para os deficientes, com a distribuição dos cartões, que vai possibilitar estacionamento em qualquer parte do Brasil, não só aqui em São Cristóvão. Então é uma ação importante, que valoriza as pessoas, que respeita as pessoas, garante o direito delas de acessibilidade”, disse, informando que a gestão estuda a realização de concurso para reforçar o efetivo da SMTT. “A necessidade é eminente. A gente precisa urgentemente, talvez a gente tenha que fazer um processo simplificado, contratação temporária, para que, no próximo na, façamos um concurso público”.
Claudionor Siqueira foi um dos que recebeu o cartão. “è boa esse iniciativa porque é um direito nosso e facilita muito o dia a dia”, disse.
Superintendente da SMTT, major J. Luís explicou que o documento pode ser solicitado na sede do órgão, na Subprefeitura, mediante apresentação de Identidade e Comprovante de Residência. J.Luís informou, ainda, que o cartão não é exclusividade de idosos e deficientes motoristas, e sim um direito de todos, desde que seja apresentado nas fiscalizações e deixado em local visível quando o veículo estiver estacionado em vagas preferenciais.
“É a primeira vez que a SMTT organiza esse tipo de ação. Estamos com 15 idosos já cadastrados. É uma ação na qual a gente traz esse direito da mobilidade, para que o idoso e o deficiente possam estacionar em locais adequados. Esse cartão é válido em todo território nacional, não tem custo, é um cartão da pessoa, não é do carro, intransferível. Então se o idoso for pegar uma carona com o filho, com o neto ou com um amigo, essa pessoa pode estacionar no local próprio do idoso ou deficiente, mas o portador do cartão tem que estar presente. Se ele não estiver presente, o cartão pode ser recolhido e ele é multado por estacionar em local inadequado, o cartão será recolhido e o idoso tem que vir aqui pra resgatar. Os órgãos de Trânsito de todo País fazem a fiscalização”, informou.
Ascom/Prefeitura de São Cristóvão