O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu nesta quarta-feira, 22, com moradores da comunidade Nova Olaria, localizada no bairro Olaria, zona Oeste de Aracaju, para apresentar o novo projeto de urbanização da localidade. As obras contemplarão a construção de 198 unidades habitacionais e a regularização fundiária de imóveis, bem como disponibilizará estrutura completa para a área, com pavimentação, rede elétrica, saneamento, entre outros serviços. A empreitada será realizada a partir do programa Pró-Moradia, do Governo Federal.
Durante a apresentação do projeto, o gestor municipal explicou que a ideia inicial precisou ser alterada, para que fosse possível atender a reivindicação dos moradores. As sugestões foram atendidas e na próxima segunda-feira, 27, começarão as obras e o início da realização de um sonho daqueles que vivem nessa localidade.
“Fiz questão de vir mostrar o que vamos fazer no Nova Olaria. No projeto inicial, iríamos construir casas novas, mas os moradores da comunidade pediram que mudássemos o projeto. Por isso, foi preciso mais um ano para alterar e deixar do jeito que a comunidade gostaria que ficasse. A obra vai ser semelhante a que acontece no Recanto da Paz, no bairro Aeroporto. Aqui, os moradores terão energia elétrica, saneamento básico, água e todas as necessidades básicas que precisam para viver com dignidade. Tudo que eu fizer pelas pessoas, ainda é pouco, quando se compara ao carinho que os aracajuanos têm por mim. É para isso que um prefeito trabalha, para atender as demandas do povo, para garantir qualidade de vida para a população. Com essa obra, os moradores terão alegria e felicidade de morar no mais novo conjunto Manoel Menezes Aguiar”, destacou.
O secretário de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, detalhou como ocorreu o processo de alteração do projeto e o que ele traz de novidade. Na obra, serão erguidas praças e executados serviços de terraplanagem, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, pavimentação de 41 ruas, rede de distribuição de energia elétrica e iluminação pública em LED, implantação de sistema de abastecimento de água, sinalização e acessibilidade.
“Essa obra é muito importante para essa ocupação, que já tem em torno de 15 anos de existência. Fizemos um projeto que pretendia retirar todo mundo e construir o local inteiro com novas casas. No entanto, os moradores queriam manter a área mais ou menos no formato que está. Para que fosse possível mudar o projeto, foi necessário uma longa negociação com o Ministério das Cidades. Passamos praticamente um ano apresentando a nova concepção para que ela fosse aceita. Com isso, vamos manter em torno de 70% das pessoas que estão aqui hoje. Vamos urbanizar as vias com um conceito semelhante ao Recanto da Paz, com ruas importantes para o fluxo de transportes robustos e outras vias no local. Vamos intervir também onde ocorre alagamentos com frequência e em um trecho que fica embaixo de uma linha de transmissão de energia elétrica”, explicou Ferrari.
Projeto de Trabalho Social
De forma paralela à obra que será iniciada, a Prefeitura já deu início aos trabalhos do Projeto de Trabalho Social (PTS) Nova Liberdade III, realizado pela empresa Aquatro Agência de Desenvolvimento Social, que está com sede no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) anexo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Flor Jurubeba, na rua Sônia Regina do bairro Olaria.
Com o PTS, a Prefeitura realiza uma série de atendimentos sociais nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h, à comunidade que vive no local onde será realizada a empreitada que beneficiará mais de 600 famílias, como conta a secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo.
“Essa é uma demanda de muitos anos e já temos contato há um certo tempo com a comunidade, para dialogar e discutir a importância da reurbanização dessa área. Melhoramos o projeto que já havíamos apresentado e hoje foi o grande dia de apresentar ele para que os moradores conheçam como a obra vai acontecer. Além disso, antes e durante a obra, realizamos um trabalho social fundamental com os moradores. Estamos trazendo infraestrutura para essa localidade, mas também vida, reforçando o sentimento de pertencimento dessa comunidade àquele espaço e a transformação deles para oferecer moradia com dignidade para essas pessoas. Mais de 600 famílias serão beneficiadas com a obra de maneira geral e vamos construir 198 unidades habitacionais que vão transformar o Nova Olaria”, afirmou.
Mudança de vida
O vereador Soneca, que acompanha o projeto desde que foi apresentado pela primeira vez para a comunidade, esteve presente mais uma vez para acompanhar as novidades sobre a nova obra da gestão municipal. Segundo ele, “este é um sonho que se torna realidade, não só para mim, que sou da comunidade desde os 8 anos de idade, mas para toda a população que vive nele e vinha sofrendo durante os períodos de chuva ou de sol”. Para o parlamentar, “o dia de hoje marca o início da mudança da realidade daqui e da realização de um sonho”. Ele agradeceu o gesto do prefeito de olhar para a situação do Nova Olaria e declarou ainda que “não há nada que pague por um lugar com saneamento básico, luz elétrica, água e tudo aquilo que nos dá dignidade”.
A merendeira Vera Lúcia da Silva ressaltou a importância de preservar a esperança por dias melhores e declarou que “esse dia finalmente chegou”, com o anúncio realizado pelo prefeito.
“Vai ser uma maravilha, isso é tudo que a gente precisa. Vivemos de forma muito difícil lá, sem saneamento nem nada. Essa é uma obra muito importante para a gente. Estamos sempre expostos a lama, água suja nas ruas, uma coisa horrível. Agora vamos ter dignidade, que é exatamente o que precisamos. Fiquei muito feliz quando soube que o prefeito viria anunciar, mas ficarei mais feliz ainda quando ver com meus próprios olhos as obras acontecendo a partir de segunda-feira. O dia de hoje mostrou para mim como é importante ter esperança”, disse ela.
Magna Silva é profissional de serviços gerais e vive no Nova Olaria desde 2017. Ansiosa pelo início da obra, não conseguiu conter a emoção quando ouviu todas as novidades que vão chegar para a sua comunidade e como isso vai mudar a vida dela e de seus vizinhos.
“Eu acredito que vai ficar muito bom esse nosso cantinho. Vamos ter praças, contar com ruas calçadas, pavimentadas, com água, luz, esgoto e tudo aquilo que todo mundo precisa para viver bem, para ter qualidade de vida. Eu moro aqui desde 2017 e são todos esses anos na lama, no sofrimento. Agora, com fé em Deus, isso tudo vai mudar e vai ficar para o passado. Vai ser só uma memória para em um futuro onde todo mundo vai estar feliz, sorrindo”, disse.
Foto: Arthur DAvila/PMA