Marcando mais um capítulo de recomeço na educação municipal, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, inaugurou nesta terça-feira, 22, a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, no bairro Industrial, primeira unidade de ensino entregue em sua gestão. Com investimento superior a R$ 6,8 milhões, a obra iniciada em 2023 resultou na modernização completa do espaço, com ampliação do número de salas e uma área total de 1,9 mil metros quadrados. A escola agora conta com 11 salas de aula climatizadas, estruturadas para atender 550 alunos, incluindo crianças de 6 a 12 anos e turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Esse momento representa um misto de sentimentos e de realização, pensando nas crianças, nos adolescentes, nos professores, que agora passarão a contar com uma estrutura adequada, construída com muito amor, carinho e capricho. Os espaços são excelentes, todas as salas são climatizadas e coloridas, porque um ambiente assim é fundamental para o aprendizado”, destacou. A prefeita também lembrou do apelo da comunidade pela conclusão da obra. “Eu sempre fui cobrada pela comunidade, inclusive durante solenidades, e hoje estamos aqui inaugurando essa reforma. Ampliamos o número de salas, ampliamos os espaços necessários, e ainda incluímos um ambiente multissensorial, fundamental para acolhermos os alunos neurodivergentes. Essa é uma escola municipal, é uma escola pública”, completou Emília Corrêa.
A secretária municipal da Educação, professora Edna Amorim, também celebrou a entrega da unidade de ensino totalmente revitalizada. “Hoje é um dia festivo, estamos inaugurando a reforma da escola Alcebíades Melo Vilas Boas. Foi um desafio para a gestão, mas conseguimos concluir. Estamos entregando à comunidade uma escola ampliada, com capacidade para 550 alunos, quadra esportiva e espaços multifuncionais para atender todos os nossos estudantes. A gestão está feliz com esse avanço”, ressaltou.
Para a diretora da escola, a conclusão da obra foi um momento muito esperado por toda a comunidade escolar. “Estávamos aguardando essa obra há dois anos e meio. Na verdade, a obra estava atrasada e vivíamos uma situação angustiante, em um espaço muito pequeno, sem área de lazer, com salas de aula extremamente quentes. A entrega dessa escola simboliza para nós o retorno à nossa comunidade, agora com uma estrutura adequada tanto para o trabalho dos profissionais quanto, principalmente, para a aprendizagem dos alunos, que é o nosso foco: que eles aprendam e tenham um futuro melhor”, afirmou.
A nova estrutura também foi motivo de comemoração entre os estudantes. A aluna Jennifer Vitória dos Santos, de 13 anos, não escondeu a satisfação ao ver a escola totalmente transformada. Participativa na comunidade escolar, ela foi uma das alunas que cobrou pessoalmente à prefeita uma solução para o atraso da obra. “No dia em que encontrei a prefeita e consegui conversar com ela, fiquei muito feliz, porque enxerguei uma esperança para o andamento da reforma e o fim do nosso sofrimento. Quero agradecer também à Secretaria de Educação e a todos que ajudaram nessa conquista”, disse Jennifer, destacando os novos espaços. “A escola ficou muito linda, como a gente sonhava. Gostei muito das salas, da quadra de esportes, com certeza vai trazer muito mais conforto para todos que estudam aqui”.
A dona de casa Gilvânia Chaves dos Santos também fez questão de conhecer de perto a nova escola, acompanhada do filho Enzo. “Me surpreendeu muito, estou extremamente feliz, porque isso para nós era um sonho que nunca saía do papel. E hoje estamos aqui, presenciando essa transformação. Estou muito satisfeita”, comemorou.
Com a reforma, a escola passa a contar com parque infantil, quadra poliesportiva, sala de recursos multifuncionais, laboratório de ciências e matemática, lavanderia, refeitório, cozinha, copa, sala multiuso, sala de leitura, depósito para instrumentos musicais, entre outros ambientes.
Para a artesã Denise Pereira, avó da aluna Sofia Santana, o novo espaço foi muito bem planejado. “Os ambientes ficaram bem distribuídos e organizados. Essa escola não beneficia apenas o bairro Industrial, mas também o Coqueiral, Porto D’antas, Cidade Nova, toda essa região. A escola ficou maravilhosa, de primeiro mundo, e esperamos que os alunos cuidem e mantenham tudo bonito como está”, concluiu.
Foto: Karla Tavares/SecomPMA