Com uma demanda superior à registrada em 2016, este ano foram aproximadamente 13 mil inscritos no Processo Seletivo do Pré-Universitário 2017
Encerradas nesta quarta-feira (25), as inscrições para o Processo Seletivo do Programa Pré-Universitário, da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/Seed), registraram um número recorde. Ao todo, 12.952 candidatos inscreveram-se para tentar uma das 5.500 vagas ofertadas este ano pelo programa, superando os 11.834 inscritos em 2016.
Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), o Preuni tem por finalidade oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, através de um curso preparatório, inteiramente gratuito.
As 5.500 vagas do Preuni estão distribuídas em 44 polos, em 29 municípios sergipanos, e contemplam todas as regiões do Estado. Com o maior número de inscritos, o polo Jackson de Figueiredo, em Aracaju, é o que terá a maior concorrência. Foram 548 inscrições, o equivalente a 4,5 candidatos por vaga.
Devido à demanda superior em relação à registrada em 2016, o Preuni precisou prorrogar o período de inscrição. Os candidatos inscritos farão uma prova de seleção no próximo dia 5 de fevereiro. As provas serão aplicadas em unidades da rede estadual de ensino nos 29 municípios sergipanos que sediam polos do programa.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Preuni, Laila Gardênia, o Programa tem auxiliado milhares de estudantes todos os anos em busca de preparação para provas que possibilitam o acesso ao ensino superior.
“Ao longo do ano uma equipe exclusiva de professores da Rede Estadual ministra aulas presenciais das segundas às sextas-feiras, realiza revisões aos finais de semana, além de preparar todo o material didático disponibilizado aos alunos”, explica Gardênia.
Diretor do Dase/Seed, Fábio Leite acrescenta que, ao manter o maior curso preparatório para as provas do Enem e vestibulares em Sergipe – o Preuni – , o Governo de Sergipe estima para este ano um índice de aprovação em cursos de graduação superior de seus estudantes em torno de 80%, maior que o número registrado em 2015.
“O Programa também realiza simulados para os estudantes de toda a rede e tem intensificado as Oficinas de Redação, aulas de Matemática Básica e Atualidades, além da utilização das redes sociais para fins pedagógico e informativo”, ressalta Fábio Leite.
Seleção
Os candidatos inscritos se submeteram a uma prova de seleção, que será aplicada no próximo dia 5 de fevereiro, em todos os 29 municípios que sediam polos do Preuni.
A prova será composta por 50 questões, elaboradas a partir da Matriz Curricular do Exame Nacional do Ensino Médio.
Fonte: Ascom/SEED